Como saber se sua cadela Yorkshire vai dar à luz

BananaStock/BananaStock/Getty Images
Cães da raça Yorkshire terrier, também conhecidos como “yorkies”, são animais pequenos e enérgicos. Seu tamanho reduzido pode fazer com que dar cria seja difícil, e por esse motivo é importante saber quando os filhotes nascerão. Existem sinais de quando a cadela dessa raça está prestes a dar à luz a seus filhotes, e estar ciente deles permite que você tenha o veterinário a mão para ajudá-lo em caso de complicações.
Step 1
Conte os dias desde que ela cruzou. As mães Yorkie dão à luz aos filhotes de 58 a 65 dias após um cruzamento bem-sucedido. Isso lhe dá o período em que deve ficar observando o animal.
Step 2
Fique de olho na mãe. As mães Yorkshire que estão prestes a dar cria podem apresentar comportamento de formar ninhos. Elas podem se acomodar em uma caixa de aninhamento, arrumando o material que existe ali a seu gosto ou trazendo mais material para a caixa.
Step 3
Ouça a mãe. Pouco antes de dar à luz, as yorkies tendem a ficar estressadas, e demonstram isso ganindo e chorando. A esta altura, dê muita atenção e elogios.
Step 4
Tire a temperatura da Yorkie com um termômetro bem lubrificado. A temperatura normal da cadela varia entre 38,3º e 39,1º C. Sua temperatura cairá para abaixo de 37,7º C aproximadamente 24h antes de dar à luz.
Referências
Dica
- Se você não é um criador experiente, considere a ideia de levar sua cadela a um hospital veterinário para ter os filhotes.
Advertência
- As Yorkies podem sofrer muitas complicações sérias durante a gravidez. Se sua cadelinhas já está grávida há mais de 70 dias ou se sua temperatura cair, mas mesmo assim ela não der à luz nenhum filhote dentro de 24 horas, leve-a ao veterinário o mais rápido possível.
- Se sua Yorkie parecer estar sentindo muita dor ou se passarem mais de duas horas de intervalo entre o nascimento de cada filhote, leve-a para um hospital veterinário.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images