×
Loading ...

Como fazer sua própria prensa para queijos

Fazer queijo é um processo complexo, mas gratificante. Prensas são essenciais para fazer queijo pois elas separam o soro do coalho e criam a forma consistente da roda de queijo. Se você está interessado em fazer seus próprios queijos, mas não quer investir em uma prensa cara, uma pode ser acessivelmente feita por você.

Instruções

Usando sua prensa caseira você vai poder fazer vários tipos de queijos (Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Crie uma base e um topo para a prensa. Corte duas seções de 30 cm² do compensado não tratado com 2,5 cm de espessura.

    Loading...
  2. Fure buracos de 9,5cm em cada um dos cantos de um dos pedaços de madeira. Faça os buracos com 5 cm de distância das bordas. Use este como uma base para traçar e furar os buracos nos cantos do outro pedaço de madeira.

  3. Coloque as pernas no que vai ser o pedaço de madeira usado como base. Insira as cavilhas de madeira de 3/4 de polegada ou barras de metal roscada com 40cm de comprimento nos buracos feitos nos cantos. Para prender as cavilhas, coloque elas nos buracos e parafusando um parafuso com uma arruela no topo e uma no fundo da cavilha. Coloque as barras de metal com porcas de bloqueio.

  4. Faça um molde para o queijo. Ele pode ser comprado ou feito com um cano grande de PVC. O molde deve ter no mínimo 10 cm de largura e altura, mas pode ser maior, dependendo do tamanho das rodas de queijo que você deseja fazer. O molde pode ser trocado então você pode ter mais do que um tamanho para sua prensa.

  5. Construa o plano de prensagem. Corte um pedaço de madeira redondo que se encaixe perfeitamente no molde.

  6. Construa o cano de prensagem de queijo. Ele pode ser comprado ou feito usando um cano de PVC que seja um número menor que o usado no molde de queijo. Ele precisa poder entrar no molde. Corte o cano para que ele tenha o dobro da altura do molde, ou seja, 20cm.

  7. Sele a madeira aplicando óleo mineral. Monte a sua prensa de queijo colocando o seu molde no centro da placa de fundo, com o seu queijo dentro, entre as pernas.

  8. Coloque o seu plano de prensagem dentro do molde. Coloque o cano de prensagem no molde, sobre o plano. Encaixe o topo das quatro pernas através dos buracos da outra placa de madeira e deixe que ela fique em cima do cano de prensagem. Coloque os pesos no topo da placa para prensar o queijo. Coloque toda a prensa em uma grande assadeira para pegar o líquido que sair enquanto o queijo está sendo prensado.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira compensada não tratada com 2,5 centímetros de espessura
  • Furadeira
  • Cavilhas de madeira de 3/4 de polegada ou barras de metal roscada
  • 4 parafusos de 3 cm para madeira com arruelas e porcas de bloqueio
  • Tubo de PVC
  • Cortador de PVC
  • Router ou gabarito
  • Óleo mineral
  • Assadeiras grandes
  • 24 quilos de pesos em barras de 4 quilos

Referências

Loading ...
Loading ...