Como fazer uma sola de sapato

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Adicione uma sola resistente ao sapato para que ele possa resistir à pressão do uso diário e possíveis rasgos. Você pode experimentar uma variedade de materiais, como couro, espuma, borracha ou madeira, mas mantenha o conforto sempre em mente. Mesmo que o seu pé esteja protegido da sola externa do sapato por uma palmilha ou sola interna, o material que escolher para confeccioná-la terá impacto sobre os calcanhares e solas do pé a cada passo que você der.

Passo 1

Coloque o pé sobre a folha de papel, tomando cuidado para que ele não fique com partes para fora das bordas.

Passo 2

Faça o contorno do pé com o lápis. Tente manter o lápis sempre na posição vertical à medida que você traça, para não distorcer o formato do pé.

Passo 3

Desenhe uma forma de sola de sapato ao redor do contorno que você fez, acrescentando uma borda de 1 cm ao redor do desenho do pé.

Passo 4

Repita esse processo para o outro pé. Não use o mesmo desenho para ambos os pés, pois eles podem ter tamanhos ligeiramente diferentes.

Passo 5

Corte os moldes de sola de sapato com uma tesoura.

Passo 6

Coloque o molde sobre o material que pretende utilizar para a sola de sapato, como um pedaço de borracha, e desenho o contorno sobre ele com um lápis ou pedaço de giz. Repita para ambos os pés.

Passo 7

Corte a sola de sapato do material.

Passo 8

Use um adesivo forte, como a cola de sapateiro, para unir a sola à parte de baixo do sapato. Leia o rótulo na cola para descobrir quanto tempo ela leva para secar e se você precisa aplicar pressão sobre sapato e a sola enquanto eles secam.

Mais recentes

×