Como fazer um fio resistor

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Os resistores ajudam a controlar o fluxo de corrente em circuitos. Os mais comumente usados são formados por carbono, mas alguns são feitos de arame. Isso ocorre porque um arame não é um condutor ideal, visto que ele tem propriedades que o permitem resistir ao fluxo de corrente. O tamanho dessa resistência é baseada na composição, no comprimento e no diâmetro. Para fazer um fio resistor, escolha um fio com base nas suas propriedades, anexe conectores a ele e, em seguida, meça sua resistência. O fio escolhido deve ter um diâmetro grande, uma vez que fios longos e finos têm mais resistência.

Passo 1

Verifique o diâmetro com a tensão e a corrente que passarão pelo circuito. Essa informação pode ser encontrada em uma tabela. Por exemplo, um fio de cobre de 0,6 mm de 3 m pode puxar 5 amperes a 12 volts

Passo 2

Encontre a resistência por metro. Essa informação também pode ser encontrada em uma tabela. Um fio de alumínio de 1 mm tem 0,036 ohms de resistência por metro, enquanto um fio de cobre de 1 mm tem 0,021 ohms de resistência por metro.

Passo 3

Calcule a quantidade de fio necessária para criar a resistência desejada. Pratique com o cálculo para um resistor de 0,5 ohm feito de fio de alumínio de 1 mm. À temperatura ambiente, a resistência do alumínio é 0,036 ohms por metro. Isso significa que é necessário 17 m de fio para obter 0,5 ohms.

Passo 4

Aumente a quantidade de fio quantas vezes forem necessárias. No exemplo do alumínio, a quantidade deve ser de pelo menos 17 m. Se o fio for enrolado em um círculo, adicione 5 a 12 cm para servirem como os terminais.

Passo 5

Corte o fio ao comprimento adequado usando um cortador de fio ou alicate de bico fino.

Passo 6

Coloque um tubo termossensível sobre o fio e derreta-o com a pistola de calor. O tubo é desnecessário se o fio já tiver isolamento. Se o resistor for circular, enrole o fio ao redor de um tubo de plástico ou papelão antes de aplicar o tubo termossensível.

Passo 7

Solde os conectores a ambas extremidades do resistor caseiro, se necessário. Teste o componente colocando-o em um circuito formado por uma bateria e um resistor comum. Meça a resistência do componente com um multímetro digital.

Mais recentes

×