Como fazer um suéter de lã

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Tricote um pulôver ou suéter de lã com duas agulhas retas em apenas algumas noites. Se você é um principiante no tricô, começar um projeto com várias peças pode parecer assustador. No entanto, a melhor maneira de se conseguir algo é ter paciência e ir aos poucos, e tricotar um suéter não é muito diferente. Você vai tricotar a frente, as costas e as mangas separadamente e depois costurá-las juntas e enquanto estiver tricotando as partes individuais, vai ganhando prática em aumentar, diminuir, arrematar e retirar pontos usando a agulha circular.

O quão grande e o quanto comprar

Passo 1

Meça o seu peito com a fita métrica para encontrar o seu tamanho e decida o quão longas serão as mangas.

Passo 2

Estes números determinarão o quanto de fios precisa ser comprado. Anote essas informações e leve-as com você quando for comprar a lã.

Passo 3

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Compre um novelo extra para que você não fique sem fio no meio de uma manga. Compre 30% de lã a mais do que você realmente vai precisar para trabalhar se for fazer diferentes tipos de pontos de crochê.

Frente

Passo 1

Comece os pontos da frente usando o fio e as agulhas menores. Trabalhe em ponto sanfona por cerca de 5 cm. Aumente a linha da fileira quantas vezes forem necessárias para igualar ao seu modelo e aumente o espaço uniformemente. Mude para a agulha de tamanho 8 para tricotar embaixo do braço.

Passo 2

Arremate o tricô e diminua os pontos exatamente como o seu modelo pede. Tricote algumas fileiras até chegar à formação da gola. Tricote um lado da linha da gola e deslize o ponto do centro do pescoço para o marcador de ponto.

Passo 3

Pegue um segundo novelo de lã e trabalhe do outro lado do decote. Trabalhe de cada lado do decote utilizando duas bolas de fios separadas do ombro.

Passo 4

Diminua e arremate o ponto para o decote e os ombros assim como diz no modelo padrão. Arremate os pontos do ombro, corte-os com a tesoura e aperte-os.

Costas

Passo 1

Comece os pontos das costas como você fez na parte frontal. Marque o fundo, trabalhe aumentando o mesmo número de pontos e faça os buracos para os braços.

Passo 2

Diminua o arremate de debaixo do braço e dos ombros os pontos assim como o seu modelo padrão. Você não terá o formato do decote para trabalhar na parte de trás.

Passo 3

Arremate os pontos do ombro e corte o fio protegendo-o.

Mangas

Passo 1

Comece as mangas usando as agulhas menores e os fios. Faça uma marcação de uns dois centímetros e aumente alguns pontos na última fileira como indicado no seu padrão. Mude para a agulha de tamanho 8 e tricote cerca de 1 cm aumentando um ponto em cada final da fileira seguinte.

Passo 2

Continue tricotando fileiras lisas e aumentando-as quantas vezes for necessário de acordo com o seu modelo padrão. Costure os buracos do braço.

Passo 3

Siga as instruções do seu modelo padrão exatamente, quando você começar a moldar a ponta da manga. Arremate o número de pontos necessários embaixo do braço e diminua no início e no fim de algumas fileiras como o padrão direciona.

Passo 4

Arremate os pontos do ombro, corte o fio e aperte-o. Faça uma segunda manga idêntica.

Término

Passo 1

Costure a frente as costas juntas, utilizando a agulha de tapeçaria sem ponta e os fios e costure as mangas para as bordas do ombro da frente e de trás. Por fim, costure os lados do corpo e as magas.

Passo 2

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Pegue o suéter e tricote os pontos da gola, utilizando a agulha circular de tamanho 7 e os fios de lã. Deslize o ponto do centro do pescoço da marcação até agulha circular. Termine tricotando todo o restante do decote.

Passo 3

Junte e tricote a gola em seguida. Seu modelo padrão indicará quantas voltar você precisará tricotar. Corte e prenda os fios no final de cada volta.

Mais recentes

×