Sulfato de cobre: riscos à saúde
Toxic hazard flag image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com
O sulfato de cobre é um produto químico utilizado para o controle de doenças fúngicas e bacterianas em plantas. Também é utilizado na irrigação e sistemas municipais de tratamento de água. Funciona como um moluscicida, uma substância que repele e mata lesmas e caracóis. O sulfato de cobre é tóxico a humanos e animais se ingerido. Seres humanos desenvolverão sintomas se o produto entrar em contato com a pele ou olhos ou se for inalado.
Toxicidade em humanos
O sulfato de cobre é um forte irritante. Seres humanos apresentam reações tóxicas ao produto geralmente através do contato com a pele ou os olhos e pela inalação do seu pó. Uma dose de 11 mg/kg de sulfato de cobre é tóxica se ingerida por seres humanos. A ingestão do produto nem sempre terá um efeito tóxico, já que o sulfato de cobre automaticamente induz vômito. Se o sulfato de cobre permanecer no estômago, a pessoa ficará inconsciente. Os sintomas do envenenamento por sulfato de cobre incluem náusea, diarreia, dor de cabeça e lesões nos órgãos vitais.
Exposição crônica
A exposição crônica ao cobre pode causar anemia. A solução de sulfato de cobre utilizada em vinhedos pode causar doenças de fígado após três a quinze anos de exposição. Pessoas que sofrem da doença de Wilson, que causa sensibilidade ao cobre, são mais suscetíveis a sofrer os efeitos a longo prazo. O crescimento de ratos é retardado quando o sulfato de cobre é incluído em suas dietas. O pó do produto no ar causa aumento significante de mortalidade em ratos.
Riscos ao meio ambiente
O sulfato de cobre é solúvel em água e portanto deve ser utilizado com precaução perto de correntes aquáticas, lagos e lagoas. O produto pode diminuir significativamente a população aquática, incluindo peixes, plantas e invertebrados. O uso de sulfato de cobre causa a diminuição do nível de oxigênio em lagos. O produto não deve ser utilizado para tratar mais da metade do lago de uma só vez. É recomendado esperar pelo menos duas semanas entre os tratamentos para permitir a recuperação dos níveis de oxigênio na água.
Impacto ambiental
O sulfato de cobre é muito tóxico para peixes. O nível de toxicidade depende do tipo de peixe e do conteúdo químico da água. Conforme a dureza da água aumenta, o nível de toxicidade diminui. Caranguejos, camarões, ostras e mexilhões são particularmente vulneráveis ao produto. A maioria da vida animal no solo é eliminada com o uso contínuo da solução de sulfato de cobre. Minhocas desapareceram de pomares que o utilizam. O sulfato de cobre interrompe a fotossíntese e pode matar plantas.
Referências
Sobre o Autor
Grayson Charles has been writing and editing since 1986. He enjoys writing technical articles in the areas of government, law, public policy, computers and the impact of the Internet on society. He was previously a freelance writer for "Panacea Magazine." Charles holds a Bachelor of Arts in philosophy from the State University of New York at Albany.
Créditos Fotográficos
Toxic hazard flag image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com