Como superar o medo de cordas de violão que arrebentam
guitar image by Bosko Martinovic from Fotolia.com
Qualquer um que já tenha arrebentado uma corda de violão enquanto tocava sabe o quão doloroso é se você for pego por ela. Isso pode levar ao desenvolvimento de um medo de romper as cordas do violão, e pode afetar a forma como você toca. Aprender alguns métodos básicos para prolongar a vida útil de suas cordas pode ajudá-lo a reconstruir sua confiança quando se trata de suas cordas de violão. Se você tomar algumas medidas simples para aumentar a vida útil de suas cordas, você pode evitar machucar-se com elas e também economizará dinheiro com substituições.
Step 1
Lave as mãos antes de tocar. Isto pode parecer desnecessário, mas na verdade é uma dica muito útil. Olhe para uma velha e usada corda de violão. Entre as bobinas apertadas da camada externa, você pode notar descoloração, sujeira e até mesmo pequenos flocos em sua corda. Isso tudo vem dos dedos. Os óleos naturais das mãos desgastam as cordas, e pedaços soltos de pele ficam presos no interior do metal. Esta é a causa do desgaste, que causa a ruptura. Lavar as mãos antes de tocar pode reduzir esse efeito. Enxugar as cordas com um pano depois de tocar também ajuda a mantê-las.
Step 2
Não aperte demais suas cordas. Afinar seu violão corretamente, usando um sintonizador ou piano como referência, é uma boa maneira de evitar que isso aconteça. Elas também podem ficar muito apertadas se você usar alguma corda errada na substituição. Por exemplo, tentar colocar uma corda grossa E no lugar de uma A ou D deixa-a ainda mais suscetível à tensão e ruptura do que se você usar a bitola correta da corda. Se você estiver usando a afinação padrão, compre todas as cordas de calibre 10-46. Esta é apenas uma orientação, mas cordas de maior calibre, quando esticadas para atender à afinação padrão, são mais propensas a arrebentar.
Step 3
Verifique o cavalete e a pestana de seu violão, se as cordas sempre arrebentam no mesmo lugar. Entalhes e imperfeições que estão em contato com ela podem colocar pressão adicional sobre determinadas áreas e causar rupturas repetidas nos mesmos locais. Você pode lubrificar a área afetada com a ajuda de um lápis, para uma correção simples. Se há um pedaço de metal protuberante no cavalete, você pode tentar abaixá-lo para que ele fique alinhado e isso reduzirá as chances de rompimento.
Step 4
Use uma paleta mais fina. Se você estiver usando uma paleta grossa e golpear as cordas com alguma força, rupturas são muito mais prováveis. Você pode precisar da força de seu braço para obter a emoção através da música, mas a mudança para uma paleta média ou fina pode salvar suas cordas. Se o problema persistir com a paleta mais fina, você provavelmente está tocando com muita força.
Step 5
Toque suavemente. Você não tem que dedilhar o violão com força para conseguir um bom som.
Step 6
Relaxe. Rupturas de corda podem ser assustadoras e podem facilmente causar um momento de pânico, mas não é algo grave. Depois de ter tomado todas as precauções possíveis para evitar que elas arrebentem, você deve tentar reconhecer que isso é muito raro e é pouco provável que cause mais do que um pequeno arranhão em sua mão. Rupturas de cordas são perfeitamente solucionáveis, e é extremamente improvável que façam um dano duradouro em você ou no seu instrumento.
Mais Artigos
Referências
Dica
- Mude suas cordas, pelo menos, a cada dois ou três meses. Dependendo de quanto você tocar, esta troca pode ser mais regular. Quando as cordas começarem a parecer velhas, é hora de mudá-las. Cordas velhas são mais propensas a arrebentar.
Sobre o Autor
Lee Johnson has written for various publications and websites since 2005, covering science, music and a wide range of topics. He studies physics at the Open University, with a particular interest in quantum physics and cosmology. He's based in the UK and drinks too much tea.
Créditos Fotográficos
guitar image by Bosko Martinovic from Fotolia.com