×
Loading ...

O que é a suspensão seletiva USB?

USB é sigla em inglês para Barramento Serial Universal, um barramento serial padrão para se conectar dispositivos periféricos em um computador. As especificações do USB definem o suporte de dispositivos de baixo consumo de energia — como mouses, teclados e joysticks, que usam menos de 100 miliamps de corrente elétrica a partir da fonte de energia USB — e um dos modos de baixa energia é chamado de "suspensão seletiva USB".

A suspensão seletiva USB permite que as portas sejam desativadas quando não estão em uso (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Operação

A suspensão seletiva USB permite que qualquer driver de dispositivo USB — um programa que determina como o computador se comunica com um dispositivo periférico USB — desligue, ou suspenda, o dispositivo USB que ele controla quando o dispositivo está ocioso. Quando a ociosidade é interrompida, o driver do dispositivo finaliza a suspensão seletiva para que ele possa voltar à operação normal. A suspensão é extremamente útil porque permite que uma ou mais portas USB em um computador sejam suspensas — reduzindo assim o consumo geral de energia — sem afetar a operação das outras portas USB.

Loading...

Determinação de ociosidade

O processo de suspensão seletiva começa quando o driver cliente de um dispositivo detecta que o dispositivo correspondente encontra-se ocioso. O que "ocioso" significa varia de um dispositivo para outro; um mouse é considerado ocioso se ele não se move por um determinado tempo, uma câmera, se a lente está coberta e assim por diante. A capacidade de detectar essa ociosidade é importantíssima para estender a duração da bateria de dispositivos móveis, como notebooks, e pode fazer a diferença entre um produto e o outro.

Modo de baixa energia

Quando o driver cliente detecta que seu dispositivo correspondente está ocioso, o driver deve preparar o dispositivo para o modo de baixa energia. Ele o faz enviando uma estrutura de dados, conhecida como pacote de requisição de entrada/saída, para a root hub, ou controladora USB, que controla todo o barramento USB. O processo de suspensão de um dispositivo USB envolve o envio de um ou mais comandos a partir da controladora, o que força o dispositivo a entrar em modo de baixa energia.

Restrições atuais

A especificação USB impõe uma restrição de 2,5 miliamps em dispositivos USB que suportam a suspensão seletiva com outra funcionalidade de baixo uso de energia, conhecida como "despertar remoto", habilitada. Essa funcionalidade essencialmente permite que um dispositivo USB desperte a si mesmo da suspensão seletiva ao invés de ser acordada pelo sistema. Para dispositivos sem o modo de despertar remoto, a especificação USB impõe a restrição de 500 microamps. Essas restrições atuais são, frequentemente, a principal razão pela qual dispositivos USB em plataformas móveis têm fonte própria de energia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...