Como fazer uma tala para imobilizar a pata de um gato

Apesar de serem conhecidos como criaturas graciosas que sempre caem em pé, os gatos às vezes entram em apuros e quebram um osso. Se o seu gato tiver uma pata fraturada, é importante saber que passos seguir, a fim de ajudar seu animal de estimação. No caso de fratura, uma tala só deve ser usada para estabilizar a lesão antes de procurar ajuda veterinária. Qualquer machucado que o seu amigo felino venha a sofrer deve sempre ser avaliado por um médico veterinário.

Step 1

Determine a extensão da lesão do seu gato. Quando o animal quebra a pata, ela fica pendurada e sem movimento. Ele também pode não conseguir colocar o peso sobre uma determinada pata, mancando como resultado. Em alguns casos, também pode haver um certo grau de edema. Às vezes, os gatos feridos se escondem, a fim de se proteger, mas você deve procurá-lo e verificar se há sinais de choque, que incluem gengivas pálidas e batimentos cardíacos fracos e rápidos. Neste caso, envolva o animal em um cobertor ou toalha e vá imediatamente até um veterinário.

Step 2

Aproxime-se de um gato ferido com cautela. Uma lesão como uma pata quebrada pode fazer até mesmo o gato mais amigável tornar-se nervoso e, às vezes, hostil. Se o animal parecer agressivo, tente envolver seu corpo em uma toalha, deixando a perna lesionada para fora. Mantenha seu corpo apertado e contra seu peito. O segredo ao lidar com um gato agressivo ou assustado é usar o mínimo de força possível, para evitar provocar irritá-lo ainda mais. Se você tiver um par de luvas grossas, use-as também. Peça para alguém sem luva preparar os materiais para a tala.

Step 3

Lave o ferimento cuidadosamente com solução salina e remova todos os detritos com gaze, se o seu gato tiver uma fratura exposta. Cubra a ferida com gaze antes de colocar a tala.

Step 4

Coloque dois objetos, como varetas ou placas, em ambos os lados da perna. Alternativamente, você pode usar jornal enrolado (como o usado para matar uma mosca). Certifique-se de que a tala estenda-se além da lesão e também estabilize as articulações de cada lado do local.

Step 5

Enrole a tala com gaze, começando pela parte superior da perna. Suavemente envolva-a em torno de todo o comprimento da tala. Prenda a gaze no local usando fita adesiva. Tenha cuidado para não deixar a tala muito apertada. Isto pode restringir o fluxo de sangue para a região, o que é importante para a cura.

eHow Brasil
×