Como fazer uma bandagem para a orelha de um gato
ear image by Alexandr Potapov from Fotolia.com
Veias circulam o sangue por todo o corpo do seu gato - e também são predominantes em seus ouvidos. Quando uma veia é cortada devido a uma lesão, briga ou acidente, o sangramento é intenso. A bandagem é um método para diminuir o sangramento o suficiente para conseguir transportar o gato com segurança até a ajuda profissional. Bandagem é um nome apropriado - ela funciona por meio da aplicação de uma pressão firme na orelha ferida do gato para estancar o fluxo de sangue.
Step 1
Contenha o gato movendo-o para uma toalha grande o suficiente para envolvê-lo. Puxe as bordas da toalha para cima e ao redor do gato, prendendo as pernas para dentro. Enrole a toalha ao redor do gato, envolvendo-o como se fosse um burrito.
Step 2
Esfregue a área em torno da ferida usando uma solução antisséptica apropriada, tal como álcool isopropílico ou chlorhexadine. Aplique o antisséptico em um cotonete e esfregue a área. Chlorhexadine está disponível em lojas de produtos veterinários em uma solução de 2% pronta para aplicar. Já o álcool isopropílico está disponível na maioria das farmácias.
Step 3
Apare pelos longos ao redor do ferimento, pois eles irritam a ferida e interferem na bandagem. Use um par de tesouras pequenas - como tesouras de cutícula - para cortar o pelo bem rente à pele.
Step 4
Dobre a orelha ferida contra a cabeça do gato. Vire a orelha para cima e sobre a cabeça, virando-a de dentro para fora. Faça o mesmo com a outra orelha. Dobrar ambas as orelhas evita desconforto quando a bandagem é aplicada.
Step 5
Coloque uma folha de gaze antiaderente limpa e estéril sobre a ferida. Use uma gaze grande o suficiente para cobrir a ferida. A não ser que seu gato seja excepcionalmente grande, uma gaze de 5 x 5 cm deve ser suficiente.
Step 6
Meça e corte um pedaço de faixa de gaze não elástica, do tamanho de ambos os seus braços estendidos. Isso garante que você tenha gaze suficiente para envolver a cabeça do gato várias vezes.
Step 7
Posicione uma das extremidades da faixa de gaze sobre a cabeça do gato, com uma extremidade da faixa de gaze nivelada com o centro da testa. Enrole sobre a orelha ferida, sob o queixo e por cima da outra orelha. Enrole várias vezes dessa maneira, fixando as orelhas dobradas de forma segura à cabeça. Não enrole apertado demais para não obstruir a respiração do gato.
Step 8
Corte um pedaço de atadura coesiva elástica impermeável de comprimento igual à extensão de seus braços estendidos. Isso protege a atadura de gaze e a mantém no lugar. A atadura coesiva está disponível na maioria das farmácias e lojas de produtos veterinários.
Step 9
Aplique a faixa de atadura coesa impermeável sobre o curativo feito de gaze e faixa de gaze. Prenda no lugar sob o queixo do gato com uma fita ou com um laço.
Referências
- "Clinical Textbook for Veterinary Technicians"; Joanna Bassert, Dennis McCurnin; 2009 [em inglês]
- "Small Animal Surgical Nursing: Skills and Concepts"; Sara J. Busch; 2006 [em inglês]
- "Pet First Aid"; Bobbie Mammato, American Red Cross. Health and Safety Services, Humane Society of the United States; 1997 [em inglês]
- "Shelter Medicine for Veterinarians and Staff"; Lila Miller, Stephen Zawistowski; 2004 [em inglês]
- "Animal Restraint for Veterinary Professionals"; C.C. Sheldon; 2007 [em inglês]
- "Cat Owner's Home Veterinary Handbook"; Debra M. Eldredge DVM, Delbert G. Carlson DVM, Liisa G. Carlson DVM, James M. Griffon MD; 2007 [em inglês]
Dica
- Ter esses itens à mão vai economizar um tempo precioso se ocorrer uma lesão.
- Gatos feridos ou doentes podem agir de forma imprevisível. Mesmo o gato mais bem comportado pode morder sob aprisionamento. Use mangas compridas e, se necessário, luvas resistentes para evitar ferimentos.
- Aperte suavemente a parte de trás do pescoço do gato. Esta manobra, chamada "scruffing", imita a forma como uma gata mãe segura seus gatinhos e para ou reduz o esforço de alguns gatos, mas não todos.
- Gatos feridos podem tentar correr, se esconder ou fugir como um meio de defesa. Conte com a ajuda de um amigo para segurar o gato enquanto você aplica uma bandagem de pressão. É perfeitamente possível, porém difícil, aplicar uma atadura de compressão sozinho.
Advertência
- Consulte imediatamente um atendimento médico de emergência veterinária para qualquer ferimento grave o suficiente para exigir uma bandagem de pressão. Uma ferida dessa severidade pode precisar de pontos, mais bandagem ou até mesmo amputação. Mordidas e arranhões infligidas por outros gatos necessitam de antibióticos.
- A bandagem é uma medida temporária de primeiros socorros projetada para dar-lhe tempo suficiente para procurar tratamento profissional. A não ser que tenha sido feita por um profissional, não deixe uma bandagem no local por mais de 24 horas.
- É possível causar danos com uma atadura de compressão aplicada de forma inadequada. Não enrole a gaze com força. O curativo deve ser confortável, mas não restritivo.
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
ear image by Alexandr Potapov from Fotolia.com