Como fazer uma bandagem para a orelha de um gato

••• ear image by Alexandr Potapov from Fotolia.com

Veias circulam o sangue por todo o corpo do seu gato - e também são predominantes em seus ouvidos. Quando uma veia é cortada devido a uma lesão, briga ou acidente, o sangramento é intenso. A bandagem é um método para diminuir o sangramento o suficiente para conseguir transportar o gato com segurança até a ajuda profissional. Bandagem é um nome apropriado - ela funciona por meio da aplicação de uma pressão firme na orelha ferida do gato para estancar o fluxo de sangue.

Passo 1

Contenha o gato movendo-o para uma toalha grande o suficiente para envolvê-lo. Puxe as bordas da toalha para cima e ao redor do gato, prendendo as pernas para dentro. Enrole a toalha ao redor do gato, envolvendo-o como se fosse um burrito.

Passo 2

Esfregue a área em torno da ferida usando uma solução antisséptica apropriada, tal como álcool isopropílico ou chlorhexadine. Aplique o antisséptico em um cotonete e esfregue a área. Chlorhexadine está disponível em lojas de produtos veterinários em uma solução de 2% pronta para aplicar. Já o álcool isopropílico está disponível na maioria das farmácias.

Passo 3

Apare pelos longos ao redor do ferimento, pois eles irritam a ferida e interferem na bandagem. Use um par de tesouras pequenas - como tesouras de cutícula - para cortar o pelo bem rente à pele.

Passo 4

Dobre a orelha ferida contra a cabeça do gato. Vire a orelha para cima e sobre a cabeça, virando-a de dentro para fora. Faça o mesmo com a outra orelha. Dobrar ambas as orelhas evita desconforto quando a bandagem é aplicada.

Passo 5

Coloque uma folha de gaze antiaderente limpa e estéril sobre a ferida. Use uma gaze grande o suficiente para cobrir a ferida. A não ser que seu gato seja excepcionalmente grande, uma gaze de 5 x 5 cm deve ser suficiente.

Passo 6

Meça e corte um pedaço de faixa de gaze não elástica, do tamanho de ambos os seus braços estendidos. Isso garante que você tenha gaze suficiente para envolver a cabeça do gato várias vezes.

Passo 7

Posicione uma das extremidades da faixa de gaze sobre a cabeça do gato, com uma extremidade da faixa de gaze nivelada com o centro da testa. Enrole sobre a orelha ferida, sob o queixo e por cima da outra orelha. Enrole várias vezes dessa maneira, fixando as orelhas dobradas de forma segura à cabeça. Não enrole apertado demais para não obstruir a respiração do gato.

Passo 8

Corte um pedaço de atadura coesiva elástica impermeável de comprimento igual à extensão de seus braços estendidos. Isso protege a atadura de gaze e a mantém no lugar. A atadura coesiva está disponível na maioria das farmácias e lojas de produtos veterinários.

Passo 9

Aplique a faixa de atadura coesa impermeável sobre o curativo feito de gaze e faixa de gaze. Prenda no lugar sob o queixo do gato com uma fita ou com um laço.

Mais recentes

×