Como talhar rocha ou pedra

Forme um objeto de pedra

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Entalhe em pedra é uma atividade antiga. Enquanto muitos artistas agora talham mais por diversão e decoração do que por necessidade e apesar de as técnicas terem melhorado, muita coisa permanece igual. Entalhar pedra não necessita de materiais pesados, a não ser que sua escultura seja particularmente grande. Comece com algo pequeno e depois avance para algo maior e mais complexo, conforme for melhorando suas habilidades de escultura.

Step 1

Selecione um projeto. Encontre uma pedra que sugira um design a você pela cor ou pelos grãos ou comece com uma ideia de design. Modele em argila, para definir os detalhes, e encontre uma pedra que se adapte à sua ideia.

Step 2

Escolha um pedra. Muitos tipos diferentes de pedras e rochas estão disponíveis e são apropriados parar entalhar.

A esteatite possui uma composição de talco e tem a sensação de ser um pouco escorregadia, como sabão. Ela é macia o suficiente para ser talhada com um faca. A facilidade de talhar somada com a capacidade da pedra de segurar detalhes pequenos e ser polida faz dela uma opção ideal para seu primeiro entalhe.

O alabastro também é uma pedra macia, mas tem a tendência de lascar ou rachar entre buracos dentro da pedra que nem sempre aparecem. Um polimento bem acabado pode destacar suas lindas cores e seus padrões. Use uma máscara, ao trabalhar com alabastro.

O calcário é fácil de talhar e recebe bem detalhes pequenos. Ele também é forte o suficiente para suportar cortes internos. Calcário possui um grão muito definido e quando é entalhado facilmente quebra no sentido dos grãos ou das "dobras". Ao ser entalhada por grão, a pedra será menos confiável. Diferente de muitas outras pedras, o calcário não detém um polimento. Ele funciona bem para esculturas ao ar livre.

O arenito, assim como o calcário, possui um grão distinto, que permite uma fácil remoção de lascas. Porém, entalhar arenito é equivalente a usar lixa em suas ferramentas e tende a cegá-las rapidamente. Você deve usar uma máscara quando trabalhar com arenito, devido ao teor de sílica.

Mármore, apesar de ser moderadamente difícil de trabalhar, suporta detalhes, possui centenas de cores e brilha sob um elevado polimento. Essas qualidades o tornaram a primeira opção de escultores por milênios. Use-o apenas para esculturas internas, pois elementos externos deterioram a superfície e corroem a pedra em apenas alguns anos.

Granito é a pedra mais dura para entalhar. Ao invés de entalhar com martelo e cinzéis, use ferramentas de pontas de carboneto, serras de diamante e moedores. O granito pode ter um grão muito fino ou um muito grosso. Possui várias cores, pode ser altamente polido e dura ao ar livre. Muitas lápides são talhadas em granito. Use uma máscara quando trabalhar com granito, devido ao teor de sílica.

Step 3

Selecione suas ferramentas. Dependendo do tipo de pedra que você está talhando, precisará de algumas ou todas as ferramentas a seguir: martelos (pesado para retirar pedaços grandes, médios para entalhe geral e leve para detalhes mais pequenos), cinzéis (ponteiro para desbastar sua escultura, dentado para refinamento, plano e de ponta arredondada, para alisamento, e preparo da pedra, para acabamento) e cinzel de alvenaria, para remover grandes pedaços de granito. Para granito, você também precisará de serras de diamante, ferramentas elétricas de ponta de carboneto e um compressor de ar. Para furar a pedra, precisará de uma furadeira elétrica com ponta de carboneto.

Também será necessária uma bancada de trabalho forte o suficiente para aguentar pedras pesadas sem quebrar a mesa.

Step 4

Mantenha o equipamento de segurança apropriado em mãos. Óculos de segurança, máscaras, protetores de ouvido, luvas à prova de choque e um kit de primeiros socorros bem equipado precisam estar ao alcance, para segurança máxima.

Step 5

Decida se prefere criar uma escultura em alto relevo, onde talha-se uma imagem que se destaca de uma superfície plana ou uma escultura tridimensional, que você possa ver de todos os lados.

Step 6

Determine a direção dos grãos da pedra. Ela tende a rachar ao longo do grão ou de dobras, facilmente. Desenhe a escultura para que o grão da escultura corra ao longo do comprimento da escultura. Lembre-se de talhar qualquer detalhe pequeno. Se o grão estiver correndo ao contrário, poderá quebrar. Esboce seu projeto na parte plana da pedra, para um alto relevo, ou em todos os lados, para uma escultura tridimensional.

Step 7

Esboce a escultura com o cinzel de alvenaria, batendo o topo dele com um forte golpe com o martelo. Incline-o para a borda da pedra que você deseja remover. Use os cinzéis para cortar linhas paralelas de 3 cm de distância, evitando ir muito fundo na pedra. Hachure os cumes feitos e use o cinzel para retirar os cumes hachurados. Continue com esse processo, removendo o que você não quer que permaneça na escultura final. Trabalhe toda a escultura no mesmo nível, em todos os lados, para mantê-la uniforme. Isso o ajudará a visualizar a escultura finalizada. Ao obter a forma aproximada, use o cinzel dentado para refinar mais, o de ponta arredondada para fazer cortes côncavos e o cinzel plano para suavizar a textura deixada pelo cinzel dentado.

Step 8

Termine e lustre a escultura. Para pedras mais macias, as grosas modelam e alisam os contornos da escultura final. Use lixa de carboneto de silício molhada e seca para polimento. Comece com as lixas grossas (40-80), depois as médias (150-320) e termine com as mais finas (400-1500). Isso traz os fantásticos padrões e cores da pedra à mostra.

eHow Brasil
×