Qual é a madeira mais resistente para bastões de caminhada
Catherine Rayburn-Trobaugh
Como a maioria dos caminhantes sabe, um bastão de caminhada pode ser uma ferramenta multiuso muito benéfica. A principal função dessa bengala é proporcionar estabilidade e alavancagem, mas ela pode ser usada para abrir caminho, sustentar a aparelhagem de acampamento ou ainda para alcançar objetos. Apesar das bengalas poderem ser feitas a partir de uma variedade de materiais, muitas pessoas preferem a madeira tradicional. Se quer fazer a sua própria bengala ou se está pensando em comprar uma, o uso da madeira mais forte para o trabalho é essencial.
Carvalho
O carvalho é uma das escolhas mais populares para bengalas por diversas razões. Essa madeira comum é muito forte e é facilmente encontrada na maioria dos lugares. Se vai comprá-la, é provável que seja também a mais econômica. A combinação de força e peso leve faz com que essa seja uma escolha popular entre os caminhantes.
Nogueira amarga
A nogueira amarga é uma das madeiras mais resistentes disponíveis no mercado e pode também dar uma excelente bengala. Pela suas características, é a melhor escolha para o manuseio de ferramentas, além de durar por muitos anos. Bastões de nogueira amarga são, frequentemente, a melhor escolha para as pessoas muito altas ou que apresentam sobrepeso. Por ser muito dura, é difícil de ser esculpida e é mais cara do que muitos outros tipos de madeira.
Salgueiro
Devido ao seu crescimento lento, o salgueiro é uma madeira dura com um padrão atraente. É um dos favoritos dos artesãos, por ser mais macio do que a maioria das madeiras duras, embora seja incrivelmente forte e flexível. O peso leve do salgueiro também é um fator de sua popularidade.
Pau-ferro
O pau-ferro faz jus ao seu nome: é uma das madeiras mais duras disponíveis. Dele, pode-se fazer uma bengala extremamente forte, mas existem algumas desvantagens. O pau-ferro é muito difícil de ser esculpido e, por isso, se você for fazer o seu próprio bastão, esteja preparado para uma árdua tarefa. Ele é também muito pesado e, portanto, pode não ser a melhor escolha a muitas pessoas.
Outras considerações
Além do tipo de madeira, existem outros fatores a serem considerados para se ter uma bengala resistente. Para que se consiga o máximo de força, a altura do bastão deve ser cerca de 30 cm menor do que a do caminhante, que precisa se sentir confortável. Ela deverá, ainda, ter de 3,5 a 5 cm de diâmetro e oferecer uma sensação de equilíbrio para evitar a colocação de muita pressão sobre uma determinada área. Apesar dos nós darem personalidade, eles também podem comprometer a força da bengala e, por isso, deve haver o mínimo deles possível. Você pode se sentir tentado a usar pinheiro ou outras madeiras macias por causa da disponibilidade, mas as bengalas mais resistentes são feitas a partir de madeiras duras.
Referências
Sobre o Autor
Catherine Rayburn-Trobaugh has been a writer and college writing professor since 1992. She has written for international companies, published numerous feature articles in the "Wilmington News-Journal," and won writing contests for her poetry and fiction. Rayburn-Trobaugh earned a Master of Arts in English from Wright State University.
Créditos Fotográficos
Catherine Rayburn-Trobaugh