Tamanho de uma árvore de mostarda
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
A parábola da árvore de mostarda é repetida duas vezes na Bíblia cristã, e variantes da história fazem parte da religião Budista e da cultura indiana. Embora a mostarda preta, ou Brassica nigra, não seja tecnicamente uma árvore, ela cresce o bastante para parecer uma, e produz sementes minúsculas que os passarinhos adoram.
Brassica nigra
A Brassica nigra, ou mostarda preta, é uma planta ereta que cresce a 2,4 m de altura e pode assemelhar-se a uma árvore. Embora não seja tecnicamente uma, às vezes é chamada de árvore de mostarda e é considerada por muitos como a planta referida na parábola da Bíblia, com o mesmo nome. A mostarda preta se desenvolve em planícies com gramíneas.
História bíblica
A parábola da árvore de mostarda é encontrada nos livros bíblicos de Lucas e Mateus. Ela centraliza a ideia de que a minúscula semente de mostarda torna-se uma grande planta, o que também é uma característica do Reino dos Céus. Essa história é considerada uma parábola sobre a forma que a vida inicia-se de pequenos começos.
Polêmica
Há algumas polêmicas sobre a Brassica nigra ser ou não a planta referida na parábola da Bíblia. A polêmica mais óbvia origina-se pelo fato de que a mostarda preta não é realmente uma árvore, apenas uma planta grande. A Bíblia menciona que passarinhos fazem ninhos na árvore de mostarda, o que não acontece nas mostardas pretas. No entanto, alguns pássaros pousam na planta para comer as sementes. Apesar da polêmica, a mostarda preta ainda é considerada por muitos a árvore da Bíblia.
Sobre a mostarda
A mostarda é uma planta pungente que possui muitas utilidades culinárias e medicinais. Na medicina popular, é utilizada como massa e é aplicada externamente nas áreas doloridas, por exemplo, para aqueles que sofrem de artrite. O óleo de mostarda é de alta qualidade e útil em medicações, pois não fica rançoso. Os cirurgiões usam farinha de semente de mostarda para desinfetarem as mãos. A semente da mostarda preta é a base da mostarda de mesa comum, utilizada em muitos tipos de receitas e também um tempero.
Referências
Sobre o Autor
Shaunta Alburger has been a professional writer for 15 years. She's worked on staff at both major Las Vegas newspapers, as well as a rural Nevada weekly. Her first novel was published in 2014.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images