Tipos de madeiras de árvores africanas
Image by Flickr.com, courtesy of Angelo Juan Ramos
O continente africano é uma área imensa, densamente arborizada em muitas regiões, com amplas variações climáticas. Essa diversidade de habitats resulta em uma população extremamente diversificada. A África também é o lar de alguns tipos mais resistentes de madeira do mundo.
Mogno
Mogno africano é a denominação de uma madeira escura, marrom-avermelhada, cujo nome científico é Khaya anthoteca. Na África Ocidental, onde a árvore cresce, é chamada de Acajou.
Coco
Cocos nucifera geralmente é chamada por seu nome em francês, Cocotier. No Brasil é chamada de coco. A cor dessa árvore é marrom-claro ou bege, e é extremamente densa.
Iroko
Na Costa do Marfim, em Gana, essa árvore marrom e amarela é conhecida como Iroko, mas seu nome científico é Milicia excelsa. Embora seja menos densa que a maioria das árvores de madeira dura, ainda assim não flutua na água.
Padouk
Essa madeira é muito popular entre os fabricantes de móveis devido à beleza de sua textura vermelha. Também é muito densa, durável e resistente à umidade.
Longhi
Também conhecida como Gambeya, Longhi é uma madeira moderadamente densa, com uma textura marrom-clara característica. É a madeira de escolha dos entalhadores de tambores da Guiné, os quais a selecionam não apenas por suas propriedades acústicas, mas também pelo poder espiritual que se acredita ser inerente a essa árvore.
Ébano
Uma das mais famosas madeiras africanas, o Ébano é muito escura, quase preta, e também é muito densa. É natural de Madagáscar e do sul da África. Por ser extremamente resistente, é usada geralmente para braço de violão.
Referências
Sobre o Autor
Otehlia Cassidy has been writing for 13 years. She has had her work published in various publications including the Yellow Springs News, and the East Emerson Neighborhood Association newsletter, and has a forthcoming article appearing in “Wisconsin Woman” (Feb. 2010). Otehlia received her master’s degree in Conservation Biology from University of Wisconsin-Madison. She also writes about travel and culinary adventures in her food blog.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Angelo Juan Ramos