O Team Viewer não está transmitindo áudio

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O programa Team Viewer permite ao usuário realizar conferências e tem outras funcionalidades que necessitam de um computador com webcam e microfone. O sistema é baseado em uma conexão de VoIP (voz sobre IP, na sigla em inglês) para estabelecer uma transmissão de áudio. Para realizar isso, é necessário ter um equipamento confiável. Se o programa estiver falhando em gravar áudio, você precisará checar tanto o equipamento quanto a conexão para descobrir o por quê.
Microfone
A maioria dos computadores atuais já vem com um microfone embutido. Caso o seu equipamento não possua essa funcionalidade, você precisará de um microfone externo, pois é ele que irá captar o áudio da transmissão. Sem isso, o programa não captará nenhum som. Cheque se o seu computador tem um microfone acoplado funcionando e configure-o corretamente. Você encontrará as propriedades do seu microfone clicando na guia "Hardware e Sons" no "Painel de Controle" do seu computador. Quando abrir a janela das opções de "Som" do seu computador, você verá a guia "Gravação" no topo. Se você tiver um microfone funcionando, ele estará listado. Se esse for o seu caso, clique duas vezes sobre o ícone do microfone e verifique se as propriedades do dispositivo estão ajustadas corretamente. Clique na opção "Níveis" para ajustar a sensibilidade do seu microfone.
Testando o microfone
Agora que você sabe que o sistema operacional reconhece o seu microfone, o próximo passo é testá-lo com o "Gravador de som". Você pode acessá-lo através do menu "Iniciar", clicando na opção "Todos os programas", e em seguida, na pasta "Acessórios". Abra o gravador e use-o para registrar sua voz. Se você não escutar nenhum som ou tiver uma mensagem de erro, isso significa que o seu microfone não está configurado corretamente. Você terá que usar um microfone externo caso seu dispositivo interno esteja falhando ou trocar o microfone caso já esteja usando um dispositivo externo.
Conexão VoIP
O programa utiliza uma conexão VoIP para transmitir áudio via internet, de forma semelhante a um telefone. Ao usar o "Team Viewer", você deve iniciar uma conexão com outro usuário e então ligar o áudio. Essa é uma outra etapa, pois a conexão básica é apenas uma janela de bate-papo. A partir do chat, você pode optar por uma conexão do tipo VoIP. O "Team Viewer" fornece um aplicativo para gerenciar essa funcionalidade. Para começar a transmissão, clique na opção "Áudio/ Vídeo / Voice over IP" no menu. Quando o aplicativo abrir, clique em "Transmitir áudio agora".
Configurações do VoIP
Após verificar que o microfone está funcionando e a conexão por VoIP foi estabelecida, se você ainda não conseguir ouvir a transmissão de áudio, aumente o volume do microfone nas configurações do programa. No canto superior direito do aplicativo há uma série de linhas empilhadas; esse é o ícone para acessar as opções de áudio. Quando você clicar nesse botão, aparecerá uma opção para aumentar a sensibilidade do microfone. Peça à pessoa com a qual você está tentando se comunicar que aumente o volume do áudio do computador dela também.
Referências
Sobre o Autor
Writing since 1999, Darla Ferrara is an award-winning author who specializes in health, diet, fitness and computer technology. She has been published in "Mezzo Magazine" and Diet Spotlight, as well as various online magazines. Ferrara studied biology and emergency medical technology at the University of Nebraska and Southeast Community College.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images