Quais são as partes de uma camisa social?
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images
Uma camisa social clássica pode parecer simples mas, na verdade, é uma peça complexa de vestuário que contém diversas partes, podendo até mesmo ser o item de vestuário mais difícil de coser. Camisas sociais geralmente são medidas pelo comprimento de suas mangas, largura do peito e colarinho, e conhecer as terminologias usadas para descrever as diferentes partes de uma camisa pode ser útil caso você necessite de uma camisa sob medida ou de um ajuste.
Tecidos e botões
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
O tecido de uma boa camisa social é geralmente o algodão, um tecido durável que se ajusta bem e é fácil de limpar. Elas podem vir em inúmeras contagens de linha para se encaixarem à faixa de preço e aos padrões de qualidade dos clientes. Botões de madre-pérola são o alto padrão das camisas, enquanto que os frágeis botões de plástico deverão ser evitados, pois podem quebrar ou cair.
Colarinho
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
O colarinho é o a característica mais marcante da camisa e pode vir em uma variedade de estilos. A costura ao longo das bordas é importante, pois esse ponto ajuda a manter as extremidades do colarinho rígida e no lugar, e um pequeno erro no ponto de costura pode levar a um colarinho confuso e desajeitado. O colarinho também servem como uma moldura para uma gravata.
Ponto do colarinho
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
O ponto de colarinho é a parte frontal em que, literalmente, as pontas dele se encontram, e alguns colarinhos possuem botoeiras para fixar os botões localizados no corpo da camisa. Repousos de abas, por vezes, se guardam dentro do colarinho em suas extremidades, mas nem todas as camisas possuem este adicional, que ajuda a manter os pontos da gola no lugar correto e também a manter uma aparência limpa. Se a sua camisa possui repousos de colarinho, elas deverão ser removidas antes de lavadas.
Aba frontal
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
A aba de uma camisa é a área central da frente da camisa em que as botoeiras se localizam. Na maioria das vezes, ela consistirá em uma borda da camisa que foi dobrada e costurada. As botoeiras devem ser uniformes e em tamanho apropriado para abotoar e desabotoar os botões sem deixá-los frouxos.
Mangas
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
A maioria das camisas possuem tanto mangas curtas quanto longas. A variedade de mangas cumpridas é tipicamente social, enquanto a de mangas curtas é mais casual.
Punhos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
O tipo mais comum de punho em uma camisa social é o punho em cano. Os punhos em cano possuem um fechamento consistente de um ou dois botões. Outro tipo muito visto em camisas sociais é o punho francês, que requere abotoaduras para ser fechado. Um punho conversível pode ser fechado usando tanto botões já encontrados nas mangas como abotoaduras.
Jugo
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
O jugo é a área de tecido que envolve a parte de trás da camisa de ombro a ombro. Se a sua camisa foi feita sob medida, essa área será sempre composta de dois pedaços de tecido conectando-se no meio. Os dois pedaços permitem que o alfaiate ajuste cada ombro individualmente para um caimento perfeito, e algumas camisas de alta costura também possuem os dois pedaços para fazer com que a customização da peça se torne mais fácil.
Referências
Sobre o Autor
Katrina Solano began writing freelance in 2009. Her articles can be found on various websites. She works at a publishing company in Massachusetts and enjoys writing, shopping and trying new restaurants in her spare time. Solano graduated from Merrimack College in 2008 with a Bachelor of Arts in English and a minor in communications.
Créditos Fotográficos
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images