Técnica para misturar tintas cinza e lavanda
George Doyle/Valueline/Getty Images
Ao misturar a tinta lavanda ou cinza, é preciso usar tinta branca para clarear a tinta mais escura, criando um tom mais claro. Nesse caso, uma tinta roxa ou preta será usada como aditivo ao branco para criar as cores desejadas.
Misturando tinta lavanda ou cinza
Na mistura de tintas, lavanda e cinza são tons de roxo e preto. Isso significa, simplesmente, que as duas cores foram clareadas pela adição de tinta branca. Para conseguir a tinta lavanda ou cinza, três tintas básicas são necessárias — roxo, preto e branco. Caso você não tenha o roxo, misturar azul com vermelho resultará nessa cor.
Lavanda é um tom mais claro de roxo, obtido pela adição de pequenas quantidades de tinta roxa no branco. A razão para adicionar o roxo ao branco é que é mais fácil escurecer uma cor clara do que clarear uma cor escura. Adicionar pequenas quantidades de roxo ao branco irá gradualmente desenvolver o tom de lavanda desejado. Para um tom claro de lavanda, misture 15/16 de tinta branca com 1/16 de tinta roxa. É como adicionar uma xícara de branco com 1/8 de colher de chá de roxo. Caso o lavanda fique muito escuro, adicione mais branco; caso esteja muito claro, adicione mais roxo.
Se não tiver tinta roxa, uma mistura de vermelho e azul resultará nessa cor. Adicione tinta azul à tinta vermelha, já que é mais fácil escurecer a cor do que clareá-la. Ao fazer essa mistura, você poderá obter vários tons de roxo. Alguns serão mais avermelhados e outros mais azulados. Isso depende apenas de sua preferência pessoal.
Quando obtiver o tom de roxo desejado, o processo de fazer o lavanda começa com a adição do roxo ao branco. Certifique-se de fazer roxo o suficiente para conseguir o tom desejado de lavanda.
A tinta cinza é um tom de preto, obtido com a adição de pequenas quantidades de tinta preta na branca. Uma boa regra geral é começar com uma pequena quantidade de preto adicionado ao branco, já que o tom será sempre mais escuro. Comece usando uma proporção de 15/16 de branco para 1/16 de preto. Caso a cor esteja muito clara, adicione mais preto para obter o tom desejado. Caso esteja muito escura, adicione branco.
Materiais
Ao misturar a tinta, é importante ter a quantidade adequada de cores desejada. Nesse caso o roxo, preto e branco; um recipiente separado para misturar a nova cor de tinta e utensílios para mexer a mistura. Também é importante ter algum tipo de superfície para testar a tinta, depois que ela for misturada. Nota: a tinta normalmente fica mais escura ao secar do que parecia quando úmida.
Dicas
É sempre melhor, ao misturar a tinta, começar com pequenas quantidades da cor mais escura colocadas na cor mais clara. Você sempre poderá adicionar pequenas quantidades da tinta escura para conseguir o tom desejado. Mas é difícil clarear uma cor, pois isso demanda muito mais tinta.
Recursos
Sobre o Autor
Kim Blakesley is a home remodeling business owner, former art/business teacher and school principal. She began her writing and photography career in 2008. Blakesley's education, fine arts, remodeling, green living, and arts and crafts articles have appeared on numerous websites, including DeWalt Tools, as well as in "Farm Journal" and "Pro Farmer."
Créditos Fotográficos
George Doyle/Valueline/Getty Images