Técnicas para digitalizar fotos em alta resolução
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Scanners oferecem a fotógrafos e entusiastas a oportunidade de transformar fotografias físicas, negativos e slides em arquivos digitais. Use um desses aparelhos para digitalizar suas fotografias e documentos em baixa ou alta resolução. Geralmente, digitalizar em altas resoluções permite que o usuário crie imagens maiores com qualidade para impressão, além de oferecer opções para melhor editar a imagem. Use as seguintes técnicas para digitalizar fotos com a maior qualidade possível:
Resolução
Digitalize a foto com a maior resolução disponível. Geralmente, um bom scanner permite que o usuário configure a resolução para, pelo menos, 300 pixels por polegada (ppi). Digitalizar uma imagem em resoluções maiores permite criar impressões melhores a partir do arquivo. Configurar o scanner para 600 ppi geralmente fornecerá resolução suficiente para a maioria dos projetos.
Profundidade de bits
A maioria dos scanners oferece chips conversores de, pelo menos, 36 bits, mas um número maior de bits pode lidar com uma amplitude maior da faixa dinâmica (a faixa de valores desde o preto total ao branco mais claro). Ajuste a profundidade de bits para o maior nível disponível em seu scanner. Hoje, vários scanners de filme oferecem uma profundidade de 48 bits que os permite capturar mais da faixa dinâmica da imagem do que um scanner de menor profundidade de bits.
Tamanho
Prefira imagens maiores às menores. Usar uma imagem original maior requer menos "upsampling", um recurso encontrado em softwares de digitalização que cria pixels baseando-se nos pixels circundantes para aumentar o tamanho da imagem. Quanto maior o original, menos upsampling será necessário.
Use originais
Sempre é melhor permanecer o mais próximo possível do original; alcance a melhor resolução digitalizando um negativo ou um slide de uma imagem anteriormente revelada. Uma fotografia perde detalhes ao ser revelada, mas o filme original retém todos os detalhes capturados. Digitalizar a partir de um negativo ou slide permite que o usuário aumente a profundidade de bits e a resolução porque o filme contém mais detalhes que uma fotografia. O resultado é um arquivo de maior resolução.
Reduza o moiré
O moiré é um padrão semelhante a uma espinha de peixe que surge em imagens digitalizadas. É possível observá-lo ao digitalizar imagens de revistas ou jornais, mas muitas fotografias, principalmente aquelas feitas em estúdios, exibirão o padrão moiré ao ser digitalizadas. Aumentar a configuração de ppi da digitalização aumentará também a chance de observar o moiré, caso ele exista na fotografia. A maioria dos softwares digitalizadores vêm com uma opção para reduzir o moiré; use essa opção para obter imagens de alta resolução de originais que tenham um padrão texturizado subjacente.
Referências
Sobre o Autor
From 2002-2006, Kenneth Hamlett was publisher and head writer for UNSIGNED Music Magazine, an online publication with over 100,000 readers. Prior to establishing UNSIGNED, Hamlett was a business solutions analyst and spent 15 years formulating and writing proposals for supply chain business solutions. He is a graduate of the New York Institute of Photography.
Créditos Fotográficos
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images