Como ampliar fotos antigas

••• Ciaran Griffin/Lifesize/Getty Images

Se você encontrou algumas fotos antigas incríveis no seu armário, provavelmente deseja criar cópias para os seus parentes ou até ampliá-la para criar um quadro. Sem a foto original em negativo, não é possível simplesmente imprimi-la novamente em um tamanho maior. No entanto, é possível aumentá-la em alta resolução ao escaneá-la e imprimi-la em um tamanho maior no seu computador. Se você não possui uma escaneadora, não se preocupe: muitos centros de cópia possuem escaneadoras e computadores disponibilizados para o público devido à um pequeno valor.

Passo 1

Ligue o seu computador e a sua escaneadora, e abra o seu programa de edição de foto ou de escaneamento.

Passo 2

Abra a escaneadora e insira a sua foto antiga virada para baixo sobre o vidro da escaneadora.

Passo 3

No programa selecionado, clique em “Arquivo”, depois em “Importar” e, por último, em “Do escâner”. Possivelmente o programa já reconhecerá o nome exato da escaneadora já conectada ao seu computador, como “Epson V500” ou “HP Scanjet G4050”.

Passo 4

Clique no tipo de documento que você está escaneando na janela de opções. Você poderá escolher entre “Imagem Colorida”, “Imagem em Preto e Braco” e “Documento de Texto”.

Passo 5

Selecione o formato de arquivo desejado na sua imagem escaneada. Você provavelmente poderá escolher entre os formatos JPEG e TIF (ou TIFF). O formato TIF trabalha melhor para aumentar as imagens. Esses formatos são maiores e são capazes de suportar detalhes mais minuciosos e uma melhor resolução do que o formato JPEG.

Passo 6

Clique na resolução de imagem desejada. Você precisará especificar essa resolução com o número de DPI. Em inglês, DPI significa “dots per inch”, que é o número de pixels por polegada na imagem. Escolha um número de dpi com, pelo menos, 800. Uma resolução de imagem de 600 dpi funciona melhor ao aumentar imagens, quando a imagem original é pequena.

Passo 7

Clique em “Visualizar” para conferir a imagem escaneada com a sua resolução nova. Ajuste novamente a posição da imagem sobre o vidro da escaneadora, caso a imagem não tenha uma boa aparência. Você também pode selecionar uma área específica da imagem para escanear: basta criar uma caixa sobre a foto visualizada, utilizando seu mouse.

Passo 8

Clique em "Scan" (Escanear) para escanear a imagem e salve o arquivo.

Passo 9

Imprima a imagem em casa, caso você tem uma impressora de alta qualidade, ou salve o arquivo da imagem em um CD ou pen drive e leve-o até um centro de impressão.

Mais recentes

×