Como fazer um telhado de papelão para uma maquete

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se você está criando uma réplica de uma construção ou de um habitat, fazer uma maquete permite que você faça uma apresentação visual com o uso de itens verdadeiros e artesanato. Usar papelão para criar uma maquete é uma maneira perfeita de ser criativo sem altos custos e gastos com materiais. Fazer um telhado de papelão para sua maquete irá dar um senso de realismo e profundidade ao projeto acabado e requer apenas materiais tradicionais de artes e ofícios para criá-lo.

Passo 1

Coloque a base da maquete (incluindo as paredes e o piso) verticalmente, na posição em que será exposta, sobre uma superfície plana. Meça a largura da parte superior da maquete para obter uma estimativa do tamanho do telhado. Adicione mais 2,5 a 5 cm de cada lado quando cortar o material para seu telhado para dar uma margem de segurança e deixar um pedaço de borda no telhado quando fixá-lo no lugar.

Passo 2

Molde o telhado no papelão de acordo com o tipo que você quiser, se for um telhado plano ou com arestas, redondo ou angular. Dobre o papelão na metade para criar um telhado tradicional, ou em três partes para criar um telhado de arestas com vários ângulos.

Passo 3

Prenda as duas bordas laterais opostas da maquete e fixe-as no lugar usando cola de artesanato ou super cola. Segure as bordas no lugar para manter a posição, criando a forma do telhado na parte superior da maquete. Ao criar um telhado plano, adicione a cola na parte superior das laterais da maquete antes de colocar o telhado em cima, pressionando depois, por alguns segundos, para fixá-lo.

Passo 4

Corte pedaços de cartolina e papel cartão colorido para colar em seu telhado de papelão, ou use tintas acrílicas e pincéis para pintar seu próprio desenho de telhado.

Passo 5

Corte pedaços adicionais de lixa ou papel cartão marrom ou preto em pequenos quadrados e retângulos. Cole os pedaços em cima da decoração da base do telhado para criar a aparência de telhas.

Mais recentes

×