Terapia para os músculos intercostais
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Pessoas fisicamente ativas são mais suscetíveis a estiramentos nos músculos intercostais, localizados entre as suas costelas. Entretanto, torcer o corpo em sentidos pouco comuns podem causar lesões em qualquer pessoa. O seu médico prescreve o mesmo tratamento para fraturas de costela e para estiramento dos músculos intercostais, apesar do seu corpo reagir a essas lesões de maneiras diferentes. O grupo Midtown de ortopedia e medicina esportiva afirma que, apesar de torções excessivas do tronco normalmente causarem estiramento dos músculos intercostais, é pouco comum uma pessoa quebrar as costelas fazendo esse tipo de movimento.
Fisiologia
Os seus músculos intercostais estão localizados entre as suas costelas. Esses músculos expandem e contraem para mover as suas costelas, dando espaço suficiente para os seus pulmões inspirarem e expirarem. Você tem três camadas desses importantes músculos respiratórios: os externos, os internos e os íntimos. Os intercostais externos ficam abaixo das suas costelas num espaço chamado de espaço intercostal. os músculos intercostais internos ficam em cima das costelas. Você tem 11 músculos intercostais externos e 11 internos em cada lado, correndo juntamente com cada costela, de acordo com a Universidade de Ciências Médicas do Arkansas. Os intercostais íntimos estão profundamente na sua cavidade torácica. A terapia foca em restaurar a respiração livre de dor devido ao estiramento desses conjuntos de músculos.
Lesões
Qualquer esporte que exerça força no seu tórax, ou requer que você mova o seu abdômen dramaticamente, aumenta suas chances de um estiramento dos músculos intercostais. São exemplos tênis, natação, basquete e ginástica, entretanto essa lesão pode ocorrer durante qualquer esporte ou atividade física, como serviço doméstico, ou como resultado de um acidente, como cair. Um movimento violento de empurrão também pode causar estiramento desse grupo de músculos, como fazer uma curva fechada em um barco muito rápido. Músculos estirados não alongam muito bem e você sente dor quanto os seus músculos lesados tentam mover suas costelas durante a inspiração.
Foco
A terapia para o estiramento dos músculos intercostais é direcionada à dor que você sente quando inspira. Algumas pessoas sentem uma dor forte e uma pontada quando respiram, outros sentem uma dor sempre presente em casa respiro. A terapia pode ajudar você a recuperar a habilidade de respirar fundo sem sentir uma dor intensa na área afetada do seu tórax. A terapia relaxa os seus músculos intercostais a fim de que seu tórax expanda e contraia normalmente durante a respiração.
Terapia
No caso de um estiramento dos músculos intercostais, seu médico recomendará que você relaxe, fique em repouso e aplique gelo na região lesada. A terapia também pode envolver deitar sobre o seu lado lesado e tentar fazer respirações profundas. O seu médico também pode prescrever analgésicos ou sugerir que você tome anti-inflamatórios não esteroidais para reduzir o desconforto. Pode levar de duas a três semanas para a terapia aliviar totalmente os sintomas de um estiramento dos músculos intercostais, mas o tempo de cura pode variar de acordo com a gravidade da sua lesão. Estiramentos graves podem levar até seis semanas pra recuperarem totalmente.
Mais Artigos
Sobre o Autor
Lynn Hetzler has been a writer since 2000. She was editor in chief and head writer for the online publication Eye on Cameraware. She owns a computer store offering repair, websites, instruction, and more. Hetzler is a certified medical assistant with experience in oncology, laboratory testing and protocol writing.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images