O meu joelho dói quando chuto uma bola de futebol
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Se o seu joelho dói ao chutar uma bola de futebol, a causa provavelmente é a síndrome da articulação femoropatelar. A SAF é bastante comum em jogadores de futebol, de acordo com a clínica Physiotherapy Sports Injury Clinic. A dor no joelho também pode ser o resultado de uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) ou do menisco, ou a presença de bursite no joelho afetado. Os tratamentos para a dor no joelho incluem exercícios de alongamento ou de fortalecimento especiais para a condição que causa dor e, algumas vezes, cirurgia.
Síndrome da articulação femoropatelar
A síndrome da articulação femoropatelar ocorre quando a patela ou rótula tem dificuldade em deslizar sob o fêmur, o osso da coxa que se conecta à articulação do joelho. A dor geralmente não é precedida por qualquer lesão ou movimento específico, mas se desenvolve com o tempo. Na SAF, você sente dor no lado do seu joelho, que está próximo à sua outra perna, e um endurecimento da articulação. Se os músculos da sua coxa, ou o seu quadríceps, não são fortes o suficiente para estabilizar a sua patela, você também pode ter a impressão de que a sua perna irá tropeçar. Sons como se algo estivesse rachando ou estalando, geralmente, acompanham a flexão do joelho afetado.
Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA)
Se o seu ligamento cruzado anterior se romper, é provável que você sinta dor no joelho ao chutar uma bola de futebol. O LCA é o ligamento que conecta o fêmur à sua tíbia. Lesões do LCA são comuns em atletas praticando esportes onde as mudanças de direção são rápidas, como patinação, esqui e futebol. Mais de 200 mil lesões do LCA ocorrem nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.
Lesões do menisco
Ao colocar o seu peso sobre um joelho e, em seguida, torcê-lo de repente, você pode romper o seu menisco, uma cartilagem protetora. Rasgar este amortecedor, que parece feito de borracha, provocará dor no joelho, amolecimento da área afetada e inchaço. Algumas vezes, um pedaço de cartilagem rasgada fica no caminho da articulação do joelho. Quando isso acontece, você pode sentir o joelho apertado ou não conseguir esticar a perna por completo. Como você possui dois meniscos em cada joelho, é possível sentir dor na parte interna ou externa da articulação.
Tratamento
A síndrome da articulação patelofemoral é normalmente tratada com exercícios para endireitar os músculos da coxa. Exercícios de alongamento do quadríceps também são prescritos com frequência por profissionais de medicina esportiva, de acordo com o especialista em medicina física e em reabilitação Dr. Shane Mangrum. Lesões no menisco, geralmente, se curam sozinhas através de repouso, gelo, compressões e elevações. Se a lesão provocar instabilidade na perna, recomenda-se a cirurgia na maioria das vezes. Lesões no LCA, que não provocam instabilidade na perna, podem ser tratadas com fisioterapia intensiva. Caso contrário, as cirurgias -- através da substituição de um tendão retirado de uma outra articulação -- em 85% a 95% dos casos devolvem a total flexibilidade e força dos joelhos, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.
Referências
Sobre o Autor
A freelance writer for more than 30 years, D.M. Gutierrez has had nonfiction, fiction and poetry published in women's, mystery, academic, children's, disability and teen print publications and websites including "Psychological Reports" and "Highlights for Children." She has an advanced degree in psychology from the University of California at Davis.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images