Como testar se uma pepita é de ouro com ácido muriático

Nem tudo que reluz é ouro

Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Só porque você encontrou uma pedra que brilha como ouro não significa que esteja realmente segurando uma fortuna em sua mão. Vários outros minerais, principalmente pirita ou "ouro dos tolos", têm o mesmo brilho e aparência do ouro, mas valem muito menos. Uma forma simples de testar se a rocha, na verdade, tem o ouro é raspar alguns pedaços do material brilhante em uma solução de ácido clorídrico ou muriático. Qualquer material que se dissolva em ácido não é ouro.

Step 1

Coloque suas luvas de borracha e óculos de segurança. O ácido muriático é altamente corrosivo e venenoso, por isso você deve usar equipamentos de segurança em todos os momentos em que manusear o líquido.

Step 2

Despeje uma pequena quantidade de ácido muriático na proveta de vidro. Tenha muito cuidado para não derramar.

Step 3

Use uma ferramenta de raspagem para raspar vários pequenos pedaços da rocha no ácido. Raspe em vários pontos sobre a rocha, onde quer que você ache que o ouro possa estar localizado.

Step 4

Agite o ácido na proveta suavemente e deixe que o conteúdo se assente. Examine a proveta depois de vários minutos. Qualquer material não dissolvido pelo ácido será ouro.

eHow Brasil
×