Como fazer um livro pop-up em 3D

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Há séculos, livros pop-up capturam a imaginação de crianças e adultos. Sejam complexos ou simples, ninguém pode negar que há algo mágico em um livro pop-up. As imagens literalmente saltam da página e tornam a experiência de leitura mais interativa. Você mesmo pode fazer um livro pop-up em 3D em casa.

Passo 1

Dobre diversas folhas de cartolina de 21,5 x 28 cm ao meio, na largura. Dobre quantas folhas forem necessárias para fazer o livro. Empilhe a cartolina, alinhando as bordas dobradas.

Passo 2

Faça uma linha a 5 mm da margem dobrada da folha no topo da pilha. Certifique-se de que as páginas estejam emparelhadas e então grampeie as folhas para formar um livro.

Passo 3

Recorte uma tira de 5 cm x 21,5 cm do papel comum. Dobre-a ao meio, no comprimento, e cole-a ao longo do dorso do livro para esconder os grampos. Deixe a cola secar completamente.

Passo 4

Vire a primeira página do livro e marque a dobra com o dedo. Repita esse passo em cada página.

Passo 5

Dobre uma folha de cartolina de 20,5 cm x 25 cm ao meio, na largura, e use uma régua para desenhar duas linhas retas na dobra, a cerca de 2 cm de distância uma da outra. Certifique-se de que as linhas tenham o mesmo comprimento.

Passo 6

Corte ao longo das linhas. Abra a cartolina e empurre a aba para dentro. Esta aba é o que faz a gravura levantar quando abrir o livro. Você pode fazer mais de uma em cada página, para diversas gravuras.

Passo 7

Abra a primeira página do livro e cole a cartolina menor sobre ela, alinhando as dobras. Tome cuidado para não colar a aba.

Passo 8

Cole uma gravura sobre a aba e escreva o texto. Após a cola secar, feche e abra a página algumas vezes para certificar-se de que a figura e a aba movimentam-se sem problemas.

Passo 9

Continue adicionando páginas até completar o livro.

Mais recentes

×