Como tingir camurça

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Quando seus sapatos e botas de camurça começarem a ficar desgastados, tingi-los será um método de esconder os danos ou mudar suas cores completamente. O corante de couro será essencial para essa tarefa, sendo o único material que permanecerá firmemente na camurça, produzindo também uma cor equilibrada e suave. Como esses corantes são disponibilizados em uma variedade de cores e tons, é também uma oportunidade de criar calçados combinando com suas roupas novas caso não tenha orçamento para comprar pares novos, ou ainda testar sua criatividade na moda.

Step 1

Limpe os sapatos de camurça minuciosamente antes de tingi-los. Use uma escova para camurça multiuso para esfregar primeiro o couro da camurça. Pulverize-a com um produto para limpar e condicionar couro, antes de pulverizá-lo uma segunda vez.

Step 2

Segure um ferro de passar 15 cm acima das botas e deixe o vapor atingir a camurça. Certifique-se que o vapor apenas aquece o material e que nenhuma água caia nas botas. Esfregue os sapatos pela terceira vez para ter certeza de que a camurça está pronta para receber o corante.

Step 3

Aplique o corante para couro na camurça com o pincel de corante. Aplique a tinta cuidadosamente, com pinceladas suaves, deixando uma cor uniforme e suave.

Step 4

Deixe a primeira camada secar por duas horas e repita o processo para cobrir os sapatos completamente com sua nova cor.

Step 5

Deixe as botas secarem por duas a três horas e esfregue-as com a escova de camurça multiuso para fazer a felpa — a superfície peluda e macia da camurça — se levantar.

×