Como tingir móveis de vime ou junco

••• Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Móveis de vime e junco podem complementar quase qualquer estilo. Este tipo de móvel é uma das escolhas preferidas tanto para gostos clássicos quanto contemporâneos, mas as opções de cores costumam ser limitadas. Tingir vime ou junco sem acabamento é uma boa ideia caso você pretenda combiná-los com outros móveis da casa ou atualizar seu design de interiores. Você pode até descascar e tingir vime antigo para dar nova vida a móveis cansados. Se o tingimento for feito de maneira apropriada, você pode aproveitar os resultados por muitos anos.

Passo 1

Coloque o móvel a ser tingido de pé em uma área bem ventilada. Se você não puder tingi-lo em uma área externa ou garagem aberta, abra as janelas para permitir a ventilação adequada. Para facilitar a limpeza, estenda uma lona ou um lençol velho que você não use mais antes de começar o processo de tingimento.

Passo 2

Limpe toda a superfície do móvel com uma das toalhas ou panos de pó para remover quaisquer partículas de poeira. A poeira é um grande obstáculo para conseguir um tom profundo e uniforme na sua tintura; então, certifique-se de inspecionar cada peça cuidadosamente. Móveis antigos de vime ou junco precisarão de atenção especial nesta etapa, já que pode haver várias camadas de poeira neles.

Passo 3

Tinja seu móvel com o método escolhido. Se você for usar uma lata de aerosol, movimente-a para frente e para trás de maneira uniforme, mantendo a lata a pelo menos 15 cm de distância do objeto. Para evitar linhas irregulares ou manchas, tente não sobrepor camadas de tinta. Se você for usar uma lata comum de tinta, misture o corante com um misturador limpo até que a tinta esteja de uma cor só; depois siga o mesmo padrão usado com a lata de aerosol. Faça movimentos uniformes com o pincel, evitando sobrepor camadas de tinta.

Passo 4

Deixe secar por duas a três horas.

Mais recentes

×