Como tingir novamente um sofá de couro

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Uma ótima maneira de restaurar um sofá de couro é tingindo-o novamente. Não importa se você quer mudar a cor ou restaurar a cor original, tingir seu sofá é uma ótima alternativa para evitar comprar um novo. É possível fazê-lo usando as mesmas técnicas que profissionais usam ao criar uma mobília de couro.

Com tingir novamente um sofá de couro

Step 1

Escolha um kit para colorir couro. Você pode encontrar um na maioria das lojas de móveis ou encomendá-lo online (consulte Recursos). A maioria dos kits vem com algumas opções de cores, spray para limpeza de couro, spray para acabamento, uma unidade de spray, luvas e esponjas aplicadoras. Certifique-se de que seu kit venha com todas as ferramentas necessárias e a cor que você deseja.

Step 2

Prepare o local. A parte mais importante da preparação é cobrir a área em volta do seu móvel. Use papel de jornal ou uma proteção de plástico para proteger seus outros itens da exposição aos produtos químicos.

Step 3

Mesmo que os passos estejam descritos aqui, leia as instruções que vêm com seu kit, pois elas podem variar de acordo com a marca.

Step 4

Prepare seu sofá. Use uma esponja para limpá-lo usando o spray para limpeza de couro. Ele é usado para remover sujeita e desengordurar o couro para que a nova cor possa penetrar. Caso não prepare o seu sofá, problemas de adesão ocorrerão.

Step 5

Aplique a tintura. Usando uma esponja de aplicação, adicione uma fina camada de cor no sofá, com toques gentis e uniformes. Colocar muita tinta ocasionará em bolhas. Caso isso aconteça, pegue um pano e alise a superfície imediatamente. Deixe o couro secar. Se preciso, repita esse passo até que a cor fique no tom que você deseja.

Step 6

Coloque a unidade de spray no tubo de tinta. Mantenha o spray a cerca de 15 a 20 cm da superfície e aplique uma camada fina e uniforme de cor.

Step 7

Quando a cor estiver completamente seca, aplique uma fina camada do spray de acabamento.

Step 8

Deixe o sofá secar por 48 horas antes de tocá-lo.

×