Como cobrir tinta semibrilho

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A maneira mais fácil e barata de redecorar é simplesmente pintar o ambiente. Entretanto, com o invento de tinta semibrilho há alguns anos, isso não é mais tão simples. Esse tipo de tinta, embora ótima para limpar e linda de ver, não pode receber tinta diretamente por cima como tintas sem brilho ou acetinada. Existem alguns passos extras a serem tomados para garantir que a nova pintura cubra a superfície com tinta semibrilho. Pode-se fazer isso de duas maneiras diferentes.

Passo 1

Lave a superfície que vai ser pintada com água quente com sabão, certificando-se de secar bem. Remova toda gordura, poeira e sujeira da superfície antes de continuar com a preparação da parede. Continue usando um dos dois métodos descritos a seguir.

Passo 2

Deixe a superfície áspera. Tinta nova não vai aderir bem ao semibrilho sem que a superfície esteja áspera. Uma maneira de fazer isso é com lixa de papel. Use uma lixadeira ou faça à mão mesmo, lixando toda a superfície que vai ser pintada. Não esqueça de nenhum pedaço, pois ele pode descascar depois.

Passo 3

Limpe a áre com um produto de fosfato trissódico (sua segunda opção). É um líquido que tem o cheiro parecido com álcool, deixando a tinta semibrilho grudenta o suficiente para segurar uma nova camada. Toda a superfície deve receber o produto -- qualquer área que não tiver sido coberta pode descascar no futuro.

Passo 4

Limpe a superfície. As técnicas dependem do método que você escolheu. Após lixar a superfície, lave a área com água quente e sabão, depois seque com um pano sem fiapos. Deixe que seque completamente antes de pintar. É recomendado esperar pelo menos 8 horas antes de aplicar a primeira demão. A maioria dos produtos com fosfato trissódico requerem que a área seja limpa novamente, com água ou simplesmente com pano seco. Certifique-se de seguir as instruções do produto.

Passo 5

Pinte a área normalmente.

Mais recentes

×