Como fazer a tinta a óleo secar mais rápido

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

A tinta a óleo é notoriamente lenta para secar, e às vezes é meio frustrante trabalhar com ela. Elas são usadas para belas artes, móveis, paredes e qualquer outra coisa que requer um acabamento suave e duradouro, pois tende a ficar bonita e a durar por muito tempo depois de concluída. Se você tem um projeto que precisa secar mais rapidamente do que o habitual, existem passos que poderá seguir para acelerar o processo de secagem do óleo.

Passo 1

Pinte uma camada de gesso sobre a superfície da tela como uma base antes de utilizar tintas a óleo nela. Isso vai ajudar a absorver um pouco do óleo da tinta, que secará mais rapidamente.

Passo 2

Pinte com tinta de óleo de linhaça em vez de óleo de cártamo ou papoulas, pois ela seca mais rapidamente do que as outras variedades.

Passo 3

Adicione um pouco de solvente, como álcool de terebentina ou óleo de espiga, na tinta, antes de usá-la. Se você estiver pintando uma grande superfície, adicione alguns salpicos. Para uma pequena quantidade de tinta, adicione somente algumas gotas. Misture bem e pinte como de costume.

Passo 4

Pinte com camadas finas e não pincele sobre toda a área de superfície, a menos que seja absolutamente necessário.

Passo 5

Adicione algumas gotas de secador metálico para sua pintura, com um palito, antes de começar. Um tipo de secador metálico é o naftenato de chumbo.

Passo 6

Pinte um painel cobre em vez de uma tela ou outra superfície. A primeira camada vai secar mais rapidamente, porque não será absorvida dentro da superfície do material.

Mais recentes

×