×
Loading ...

Tipos de abridores de latas em canivetes

O design das lâminas de um abridor de latas é geralmente uma variação de gancho, alavanca e lâmina de corte, acoplado a um canivete. Os fabricantes desenvolveram lâminas variadas e multifuncionais que são mais ou menos difíceis de usar. O modelo simples achado em muitas facas, como na Victorinox Swiss Army, ainda é um dos melhores.

Canivete suíço (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

História

Um inventor de Connecticut, Ezra Warner, patenteou o primeiro abridor de lata em 1858, quando as latas eram feitas de ferro e às vezes pesavam mais do que a comida que carregavam. O abrir de Warner era uma face no estilo baioneta com uma lâmina curvada e mostrava o design básico ainda usado como canivete. Durante os anos 1860 a tecnologia das latas foi refinada para recipientes de metal finos, e os balconistas não tinham mais que abrir as latas para os fregueses antes de irem embora.

Loading...

Offiziersmesser

Um dos primeiros canivetes multi-funções, o Offiziersmesser, inventado por Karl Eisner da Suíça em 1891, incluiu uma lâmina abridora de latas. O sucessor das primeiras facas de Eisner tornou-se popular entre os soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Embora fosse mandado aos G.I.s um pequeno abridor de latas dobrável chamado de P-38, a invenção suíça, mais comumente conhecida como Swiss Army Knife (faca do exército suíço), era muito mais versátil. As facas Victorinox agora têm um mercado mundial e quase todas incluem um abridor de latas.

Tipos

Lâminas de abridores de lata assemelham-se a lâminas de abridores de garrafas. O abridor de garrafa não tem a parte cortante côncava e frequentemente tem a ponta quadrada que também funciona como uma ponta de chave de fenda. Os abridores de lata e garrafa têm ganchos de aço para agarrar nas bordas das latas e nos lábios das tampas das garrafas. As lâminas de abridores de lata são curvadas ou estão em certo ângulo com uma ponta afiada. Colocando o gancho embaixo da borda da lata e a lâmina em cima da tampa, ela consegue alavancar-se pelo metal. Puxe a lâmina de volta e repita, até que seja possível abrir a lata.

Alternativas

A Victorinox também desenvolveu uma lâmina que corta para frente, funcionando sob o mesmo princípio usando a parte cortante em formato convexo na ponta da lâmina para furar o metal. Embora seja mais estranho para abrir as latas, esse design expôs a ponta cortante e fez com ele se torna-se mais útil para trabalhos de raspagem e espreitamento. A lâmina de Wenger, em contraste, aprimorou o estilo do abridor de latas e tinha apenas uma utilidade. Como uma lâmina fina, curvada e afiada, a ponta do Wenger deu conta das latas mas não tinha utilidade para muitas outras coisas.

Inovações

Um recém-chegado ao mercado, a multi-ferramenta Leatherman inclui uma grande e engenhosa melhorar ao abridor de latas do canivete, que é uma lâmina de aço dobrada com um abridor de latas de ponta cortante de um lado, funcionada similarmente a versão Victorinox, mas o canal do aço dobrado segue a borda da lata e a ajuda a controlar o que está sendo feito. O abridor de latas mais simples é sem dúvida a faca de lâmina reta. Embora ninguém pode recomendá-la com segurança, uma lâmina forte ainda é o abridor de latas de último recurso.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...