Tipos de palcos teatrais
theater image by Luisafer from Fotolia.com
Na Grécia Antiga, as peças eram representadas em anfiteatros que, às vezes, abrigavam até 25.000 pessoas. Os atores, sem o benefício dos microfones, tinham que atuar em um estilo declamatório, o que não pareceria natural para os públicos modernos. Ao longo da história do teatro, a arquitetura dos palcos influenciou o estilo do teatro e vice-versa. Hoje, há quatro tipos básicos de palcos teatrais.
Palco proscênio
O tipo de palco mais tradicional para o teatro é o proscênio, em que o público senta-se em fileiras de frente para o palco. O próprio proscênio é a parede que separa o palco do auditório – onde o público senta – e parece uma moldura ao redor da área de atuação. Alguns palcos desse tipo são "inclinados", o que significa que a superfície é inclinada em um ângulo que proporciona uma melhor visão da área "traseira" do palco – aquela bem distante do público.
Os palcos proscênios são ideais para atuação e estilos de produção realistas. As área das coxias, ao lado esquerdo e direito do palco, assim como a do urdimento – o espaço em cima do palco – são camufladas pela parede do proscênio. Em muitas produções, cenários inteiros são escondidos nessas áreas, de modo que os assistentes de palco possam mudar completamente o cenário do palco entre as cenas, criando a ilusão realística de um local diferente para a próxima cena.
Palco arena
Nesse tipo de espaço, o público rodeia completamente a área de atuação. Seja ele quadrado, circular ou retangular, esse tipo de palco coloca o público bem próximo a área de atuação. Também conhecido como teatro circular, esse tipo de palco é semelhante àquele usado nos tempos medievais, no qual uma plataforma era colocada no meio de um mercado ao ar livre. O cenário deve ser mínimo, para não esconder os atores do público ao redor, embora as mudanças de iluminação possam criar a ilusão de passagem de tempo entre as cenas. Os diretores devem guiar cuidadosamente o local marcado dos atores para que, durante a peça, eles encarem o público de cada lado e não deixem uma seção particular prejudicada. Esse tipo de palco é adequado para peças nas quais um ar de intimidade seja exigido ou para atores que interagem diretamente com o público, como normalmente acontecia nas peças medievais.
Palco aberto
Nessa organização, o público senta-se nos três lados de um palco retangular que literalmente se "abre" na área de assentos. Um palco aberto pode ou não ser ligado a um palco proscênio maior. Durante a Restauração nos séculos 17 e 18, a maioria dos palcos eram uma combinação de proscênio e aberto, com um cenário elaborado que não visava o realismo, mas apresentava uma visão idealizada de grandeza. Como os atores e o público ficavam completamente iluminados durante a apresentação, na época da Restauração era mais difícil criar a ilusão de um mundo separado no palco, embora essa ilusão possa agora ser criada com a iluminação moderna. Os palcos abertos permitem produções realistas que atraem sutilmente o público para o mundo da peça à medida que os atores entram e saem do palco aberto.
Palco flexível
Como o nome sugere, um palco flexível pode assumir vários formatos e formas, incorporando elementos dos palco aberto, arena ou proscênio. Alguns espaços em teatro são planejados, de modo que o palco possa ser alterado durante o curso da apresentação. Esses palcos permitem um realismo estilizado, no qual a ilusão de lugares diferentes é criada de cena a cena ao mudar o espaço de atuação em vez de mudar o cenário do palco. As produções atuais de peças gregas antigas ou Shakespearianas geralmente tentam "modernizar" o material com figurinos e atuações naturalistas dos dias de hoje, trazendo o que parece ser um material grandioso demais para um nível mais acessível, tanto fisicamente quanto artisticamente.
Referências
Sobre o Autor
Scott Roberts studied communications at the University of Southern Indiana and has written for local newspapers throughout his adult life. He has created articles for more than 70 international clients. An accomplished artist, he has illustrated and written cartoons for newspapers and GoComics.com. He lives in Southwest Michigan.
Créditos Fotográficos
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