Quais as partes de uma aboboreira (pé de abóbora)?

Image Source/Photodisc/Getty Images
Abóboras são plantas trepadeiras, e podem incluir variedades de polpa dura, como a butternut e a cucurbita (abóbora-amarela ou jerimum), assim como as de polpa mais macia, que incluem a abobrinha e a abobrinha amarela. A aboboeira (pé de abóbora) é composta pelas mesmas partes, não importa a variedade, apesar de poderem se apresentar de maneiras diversas.
Gavinhas
As plantas trepadeiras produzem pequenas gavinhas enroladas que ajudam a planta a se sustentar à medida que cresce. Essas gavinhas vão se enroscar ao redor de apoios externos para ajudar a manter a planta, e são cobertas com cerdas curtas e macias que ajudam a protegê-la contra predadores e insetos. Os frutos crescem a partir das gavinhas, que também produzem as flores.
Folhas
As folhas da aboboeira são achatadas, com serrilhados ao longo dos veios central e lateral. São também lobadas (divididas em lobos), e variam de formato, dependendo do tipo de aboboeira e da sua variedade. São frequentemente largas e cobertas de cerdas macias, similares às das gavinhas. As cerdas constituem uma barreira natural protetora para as folhas, mantendo-as seguras contra predadores e insetos.
Raiz
As raízes da aboboeira crescem sob o solo, e sua estrutura é composta de múltiplas raízes, ao invés de de uma raiz principal com apenas algumas poucas raízes menores crescendo a partir dela. Esse tipo de estrutura proporciona uma ancoragem mais forte para a planta, assim como maior oportunidade de absorção de água e nutrientes.
Fruto
O fruto da aboboeira é a principal parte comestível da planta. Ele varia em forma e cor, dependendo da variedade e tipo de abóbora. A polpa guarda as sementes da aboboeira. A casca às vezes é comestível, sobretudo nas variedades macias, como a abobrinha. Entretanto, as variedades mais duras têm uma casca que precisa ser removida antes de preparar e servir.
Sementes
A textura e dureza das sementes da aboboeira variam de acordo com a variedade e tipo da planta. Todas as sementes têm a forma de gota, e podem variar de muito, de macias a grandes e duras, como as da abóbora comum. As sementes da aboboeira ficam dentro do fruto da planta. Nas variedades duras, as sementes podem ser tostadas para serem consumidas.
Referências
- Ohio State University; Como cultivar abóboras e abobrinhas na horta de casa; Ted Gastier [em inglês]
- North Carolina State University; Como cultivar cabaças; Jonathan R. Schultheis; 1991 [em inglês]
- University of Illinois Extension: Observe sua horta crescer: Abóbora [em inglês]
- University of Illinois Extension: Illinois Vegetable Garden Guide: Abobrinha [em inglês]
Sobre o Autor
Lang Tun has been a professional writer since 2001. She has written on landscaping and the environment for the BBC and is currently at the University of Toronto, finishing a doctorate in international relations. She also holds degrees in English from Wilfrid Laurier University (film and literature studies) and the University of Toronto (British and Canadian literature).
Créditos Fotográficos
Image Source/Photodisc/Getty Images