×
Loading ...

Tipos de registros da voz humana

Cada registro vocal consiste de vários outros registros menores. Esses registros são a base da música vocal e oferecem guias úteis para compositores que desejam escrever dentro da extensão de cada tipo vocal: soprano, alto, tenor, barítono e baixo. Cada registro cria um timbre levemente diferente, dependendo da pessoa que canta. Os compositores precisam conhecê-los para escrever eficientemente para a voz e os vocalistas precisam conhecê-los para entender bem que ponto a voz muda de timbre. A mudança de timbre é chamada de passagem e normalmente ocorre no curso de uma segunda maior.

A voz humana é categorizada em vários registros (Comstock/Comstock/Getty Images)

Vocal fry

Este é o registro mais baixo da voz e não conduz muito o canto. No registro do vocal fry, as cordas vocais têm que estar completamente relaxadas e o timbre produzido é irregular e recortado. O registro do vocal fry produz um som glotal que dificulta a identificação de notas específicas. Os instrutores evitam ensinar esta técnica em estudos vocais, visto que é um registro onde cantar pode ser danoso e não produz uma sonoridade de alta qualidade. As cordas vocais são forçadas a se contraírem e se comprimirem, resultando em uma tensão que não é saudável e pode provocar lesão, segundo o site Singwise.

Loading...

Peito

A voz de peito é de onde a maioria dos homens normalmente falam, enquanto as mulheres falam na voz de peito e na voz média. A voz de peito tem uma textura escura e rica que é útil para um canto suave e casual. O registro real mudará dependendo do cantor e da classificação da voz, mas, com a prática, um vocalista pode aprender onde esse registro se encontra em sua voz.

Registro médio

O registro médio é mais comum em mulheres que em homens. As mulheres normalmente têm uma oitava que soa no registro médio, enquanto os homens têm apenas uma quarta. Em ambos os sexos, a extensão é uma mistura das qualidades da voz de peito e de cabeça. O timbre é um pouco mais quente, rico e com mais brilho do que na voz de peito.

Falsete

O falsete é um registro que se limita aos homens e permite que eles alcancem o registro vocal alto e, em alguns casos, o soprano. O som é parecido com a voz de cabeça, mas usa uma técnica vocal diferente e limita o grau de contraste dinâmico. É um som fraco e estreito que exige que os homens vibrem apenas as bordas das cordas vocais. Os homens que cantam em falsete obtêm uma sonoridade plena e clara, como uma voz de criança, visto que ela não tem uma profundidade substancial nem densidade.

Voz de cabeça

O registro da voz de cabeça está logo acima do registro médio e se sobrepõe ao falsete. Os cantores geralmente reconhecem esta voz, já que ela cria um zumbido na fronte decorrente das vibrações dos tons mais agudos. Esta voz é mais dinâmica que o falsete, e as cantoras preferem utilizá-la ao cantar na extensão mais aguda.

Assobio

O registro de assobio é o mais agudo e aplica-se apenas a mulheres. Ele pode ser visto como equivalente ao falsete dos homens. Este registro se encontra normalmente entre o Dó acima da pauta da clave de Sol e o Ré aproximadamente uma oitava mais alta. Este registro tem bastante brilho e é capaz de grande penetração na maioria dos conjuntos. As vocalistas profissionais aprendem a cantar neste registro de forma que ele soe como uma extensão de sua voz de cabeça.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...