Como fazer uma toalha de piquenique em casa (com alças para carregar!)

••• Jonathan Fong

Uma das coisas mais importantes em um piquenique, além da comida, é a toalha. Mesmo que esteja sentado em uma mesa, a toalha fornece um espaço extra para sentar, relaxar e comer ao ar livre. Esta toalha de piquenique conta com um forro impermeável para resistir à grama molhada, bolsos nos cantos para colocar pesos e segurá-la no chão e alças úteis para carregá-la. Até mesmo as formigas vão se impressionar.

Passo 1

Jonathan Fong

Corte um pedaço de flanela medindo 1,2 x 1,2 m. Uma das vantagens da flanela é que ela não esfiapa, então não é preciso dobrar as bordas e fazer uma bainha. Se quiser, faça uma toalha maior.

Passo 2

Jonathan Fong

Para um forro impermeável, escolha uma cortina de banheiro de vinil com uma cor ou estampa que combine. Outra opção é usar uma toalha de mesa feita de vinil. Coloque a cortina de banheiro sob a flanela e corte o vinil de forma que fique 5 cm maior em todos os lados. Para cortar o vinil em linha reta, use um estilete e uma régua em vez de uma tesoura.

Passo 3

Jonathan Fong

Corte um pedaço triangular da flanela, com cerca de 15 a 20 cm, para cada um dos quatro cantos. Esses pedaços servirão como bolsos para colocar pesos para segurar a toalha no chão caso esteja ventando.

Passo 4

Jonathan Fong

Dobre o vinil por cima da flanela para criar uma borda. Prenda uma camada à outra com clipes de papel.

Passo 5

Jonathan Fong

Costure uma camada à outra na borda interna do vinil até que todos os quatro lados estejam feitos. Costurar as laterais da toalha pode ser difícil devido ao tamanho. Peça ajuda a alguém para manter a toalha reta conforme ela passa pela máquina de costura.

Passo 6

Jonathan Fong

Quando a toalha estiver costurada, dobre-a na metade e depois dobre outra vez, para que fique com uma longa toalha dobrada, medindo 30 x 120 cm. Depois, dobre esse comprimento na metade e dobre novamente, ficando com uma toalha medindo 30 x 30 cm. Corte dois pedaços de um cinto de algodão grosso medindo de 30 a 40 cm de comprimento e determine onde, na toalha dobrada, você quer que as alças fiquem. Certifique-se de que as duas alças tenham o mesmo tamanho e estejam localizadas em locais simétricos em lados opostos da toalha dobrada. Marque com fita adesiva para lembrar onde costurar.

Passo 7

Jonathan Fong

Dobre as pontas das tiras para que as bordas esfiapadas fiquem escondidas e costure-as nos locais marcados com fita adesiva. Agora, a toalha pode ser facilmente carregada quando estiver dobrada.

Passo 8

Jonathan Fong

Quando estiver em um piquenique, coloque pedras nos bolsos dos cantos para segurar a toalha. Você também pode usar esses bolsos para esconder aquele último biscoito!

Mais recentes

×