Como tocar trompete melhor com aparelho dentário

Aparelhos dentários não significam o fim da carreira de um trompetista jovem

Trumpet 3 image by Chad Perry from Fotolia.com

Qualquer trompetista sabe que a sua embocadura, ou a formação e contração dos seus lábios, é extremamente importante para a qualidade da música. Quando um jovem músico começa a usar aparelho dentário, ele tem de se adaptar aos efeitos que terá na sua embocadura, bem como aprender a tocar sem causar dor ou dano à boca. Felizmente esse processo, que não acontece de forma rápida, não é uma tarefa impossível para o trompetista que quer tocar tão eficientemente como antes.

Comece devagar

Step 1

Você vai ter que se acostumar à forma como seus lábios vão se dispor em cima do seu aparelho agora, portanto, não se apresse em tocar. Pratique primeiro formando seus lábios na embocadura e sussurrando, ou sussurre sobre a boquilha. Tente usar isso como uma oportunidade para aprender a tocar com o mínimo de pressão possível sobre os lábios.

Step 2

Quando você se sentir pronto para tocar com o instrumento completo, comece com exercícios básicos, tais como notas longas e ligaduras, até que se sinta mais confortável. Este processo pode levar algum tempo, por isso não se sinta desanimado caso não consiga atingir seu nível anterior nas primeiras tentativas.

Step 3

Pratique, pratique, pratique. Nada pode ajudá-lo a reaprender a tocar mais do que dedicar muito tempo para isso. Trabalhe seu retorno com composições que você tocava antes de colocar o aparelho. No entanto, não se esforce muito. Converse com seu dentista ou professor de música caso sinta dor. Dores nos dentes podem ocorrer se você colocar muita pressão sobre eles durante a execução. A aplicação de cera na parte dos dentes da frente pode ajudar caso seu aparelho dentário tenha a tendência de encostar nos seus lábios.

eHow Brasil
×