×
Loading ...

Como saber se uma tomada é trifásica

Não é comum uma tomada fornecer uma corrente trifásica, mas nem sempre é o caso. Alguns prédios de apartamentos têm fiação trifásica, mas as tensões de alimentação estão em níveis semelhantes à fiação monofásica, embora não sejam exatamente as mesmas. Mesmo em prédios de apartamentos, apenas uma fase de uma alimentação trifásica é disponibilizada através das tomadas. Seria raro ter uma tomada que forneça corrente trifásica em uma casa.

Instruções

Uma subestação altera os níveis de voltagem da corrente trifásica (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Conte as aberturas da tomada. Se existirem três terminais ou menos para as pontas do plugue dos dispositivos, a tomada é monofásica e opera a 110-125 volts, ou 220 a 250 volts. As tomadas trifásicas possuem pelo menos quatro terminais. Três deles fornecem cada um uma fase da corrente elétrica trifásica, enquanto que a quarta ranhura é o terra.

    Loading...
  2. Ajuste o multímetro para testar os volts de corrente alternada. Defina a gama de voltagem para 250 volts ou mais. Conecte o cabo preto na tomada comum e o fio vermelho na tomada de tensão.

  3. Teste os terminais da tomada em pares. Se um terminal parecer diferente dos outros três, faça o teste entre ele e os outros terminais primeiro. É preciso testar todas as combinações possíveis de terminais para realizar o teste completo. Chame os terminais de A, B, C e D. Faça o teste entre A e B, A e C, A e D, B e C, B e D, e entre C e D. Se a voltagem entre qualquer par de terminais for de 135 volts ou menos, ou mesmo de zero volt, a tomada não é trifásica.

  4. Teste os terminais da tomada em pares. Se a voltagem for de pelo menos 200 volts para três pares de terminais, a tomada provavelmente é trifásica. Examine o disjuntor da tomada. Um disjuntor com três interruptores ligados entre si de modo que todos eles devam estar ligados ou desligados ao mesmo tempo é um disjuntor trifásico. Ambas as condições devem ser verdadeiras para uma resposta definitiva. O disjuntor de circuito deve ser trifásico e a voltagem entre os três pares de terminais semelhantes na tomada deve ser superior a 200 volts.

Loading...

Dicas

  • A mera presença de um disjuntor trifásico – três interruptores unidos – não significa que uma tomada seja trifásica, apenas que existe a possibilidade de que seja uma.
  • É improvável que as tomadas trifásicas estejam presentes em um ambiente residencial e são mais prováveis ​​em um edifício industrial ou comercial. Algumas fazendas também têm uma corrente trifásica disponível.

O que você precisa

  • Multímetro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...