×
Loading ...

Como fazer um tornado em uma garrafa de 2 L

Um tornado em uma garrafa é uma experiência científica divertida que você pode realizar em casa com os seus filhos para ensinar-lhes sobre o tempo e, especificamente, sobre como os tornados são formados. Compartilhe alguns fatos sobre tornados com o seu filho antes de iniciar esse projeto. Depois utilize essa simples experiência para mostrar-lhe como funciona esse fenômeno meteorológico.

Instruções

Ajude as crianças a explorarem tornados com garrafas de 2 L (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Preencha cerca de dois terços de uma das garrafas de 2 L com água. Adicione três gotas de detergente e três gotas de corante alimentício azul ou vermelho à água para ajudar a deixar visível o tornado que você irá criar.

    Loading...
  2. Coloque a anilha de metal em cima da abertura da garrafa. Coloque uma segunda garrafa de 2 L vazia de cabeça para baixo em cima da anilha. Passe fita isolante em volta dos gargalos para mantê-los unidos.

  3. Vire as garrafas de cabeça para baixo, para que a água escorra lentamente para a garrafa vazia enquanto bolhas de ar se formam na garrafa preenchida. Perceba com que lentidão a água flui. Às vezes ela para de fluir completamente para a garrafa vazia.

  4. Gire as garrafas rapidamente em um círculo horizontal de três a quatro vezes. Veja como se forma um funil, fazendo a água fluir de forma mais rápida para a garrafa de baixo.

  5. Explique que, conforme a água gira, as forças centrípetas a puxam em direção ao centro da garrafa enquanto a gravidade a puxa para baixo. Essa é a mesma ciência por trás dos furacões e dos redemoinhos. Explique que, embora o que está acontecendo na garrafa pareça um tornado, os tornados de verdade são causados na atmosfera por uma mistura de cisalhamento do vento, mudanças na pressão atmosférica e força centrífuga, semelhante à força centrípeta empurrando a água para o centro da garrafa.

Loading...

Dicas

  • Ao realizar essa experiência, compartilhe fatos sobre tornados com o seu filho. Por exemplo, alguns lugares do mundo, como os Estados Unidos, são atingidos por cerca de 1.000 tornados por ano, e os mais fortes são classificados como tornados F5, cujos ventos rotativos atingem velocidades de mais de 400 km/h. Os tornados podem alcançar até 1,6 km de largura e podem percorrer mais de 80 km de distância na terra. A região conhecida como Tornado Alley ("Alameda dos Tornados"), que fica na parte central dos Estados Unidos, do Texas ao Nebraska, é mais atingida por tornados do que qualquer outro lugar no mundo.

O que você precisa

  • Duas garrafas de 2 L vazias
  • Uma anilha de metal de 2,5 cm de diâmetro com um buraco de 1 cm de diâmetro no centro
  • Fita isolante
  • Detergente
  • Corante alimentício

Referências

Loading ...
Loading ...