Como fazer pipoca de arroz em casa

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Fazer pipoca de arroz requer técnicas de cozinha similares àquelas usadas na preparação de pipocas de milho. O calor faz a umidade de dentro do arroz expandir os grãos. Você pode comer pipoca de arroz como um aperitivo ou usá-la como cereal no café da manhã. O arroz tufado também é utilizado em algumas receitas indianas e é um aperitivo popular em muitos países. O agricultor Jimmy Doherty, do site Learning Zone da BBC, explica que as fábricas usam máquinas de alta pressão para preparar pipocas de arroz de forma fácil e rápida, para que sejam consumidas nos cereais do café da manhã. Contudo, você mesmo pode fazer o seu arroz em casa; basta usar uma frigideira e um pouco de óleo. Para esta preparação caseira, utilize arroz selvagem, pois ele contém mais umidade do que o arroz do tipo processado, e expande mais quando aquecido.

Step 1

Coloque a frigideira em fogo médio ou alto. Derrame o óleo na panela com uma profundidade de aproximadamente dois centímetros e meio.

Step 2

Aqueça o óleo a uma temperatura de 230º C. Verifique a temperatura usando um termômetro de fritura.

Step 3

Coloque um grão de arroz dentro da panela. Ele deve inchar ou estourar imediatamente ao cair dentro da frigideira.

Step 4

Coloque duas colheres de sopa de arroz dentro da peneira de aço e insira-a no óleo.

Step 5

Retire o arroz da panela assim que os grãos racharem e dobrarem de tamanho. Coloque-os sobre o papel toalha para absorver o excesso de óleo.

Step 6

Coloque a pipoca de arroz dentro de um prato para servir e tempere para dar gosto.

×