Como fazer pipoca de arroz em casa
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Fazer pipoca de arroz requer técnicas de cozinha similares àquelas usadas na preparação de pipocas de milho. O calor faz a umidade de dentro do arroz expandir os grãos. Você pode comer pipoca de arroz como um aperitivo ou usá-la como cereal no café da manhã. O arroz tufado também é utilizado em algumas receitas indianas e é um aperitivo popular em muitos países. O agricultor Jimmy Doherty, do site Learning Zone da BBC, explica que as fábricas usam máquinas de alta pressão para preparar pipocas de arroz de forma fácil e rápida, para que sejam consumidas nos cereais do café da manhã. Contudo, você mesmo pode fazer o seu arroz em casa; basta usar uma frigideira e um pouco de óleo. Para esta preparação caseira, utilize arroz selvagem, pois ele contém mais umidade do que o arroz do tipo processado, e expande mais quando aquecido.
Step 1
Coloque a frigideira em fogo médio ou alto. Derrame o óleo na panela com uma profundidade de aproximadamente dois centímetros e meio.
Step 2
Aqueça o óleo a uma temperatura de 230º C. Verifique a temperatura usando um termômetro de fritura.
Step 3
Coloque um grão de arroz dentro da panela. Ele deve inchar ou estourar imediatamente ao cair dentro da frigideira.
Step 4
Coloque duas colheres de sopa de arroz dentro da peneira de aço e insira-a no óleo.
Step 5
Retire o arroz da panela assim que os grãos racharem e dobrarem de tamanho. Coloque-os sobre o papel toalha para absorver o excesso de óleo.
Step 6
Coloque a pipoca de arroz dentro de um prato para servir e tempere para dar gosto.
Referências
Recursos
- "Puffed Rice"; Lambert M. Surhone, Mariam T. Tennoe e Susan F. Henssonow (editores); 2011 [em inglês]
Sobre o Autor
Mother of three and graduate of the London Metropolitan University, Julie Vickers is an early years teacher and writer who also loves to craft and create! She writes on topics such as education, health and parenting for websites such as School Explained and has contributed learning sessions on child development and behavior for the Education Information and Learning Services website.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images