×
Loading ...

As traças se alimentam de roupas de algodão?

Se achar buracos nas suas roupas de algodão, não assuma automaticamente que as traças foram as responsáveis. A maioria dos insetos preferem fibras animais às vegetais, especialmente as traças. Enquanto orifícios em itens de algodão são advindos, provavelmente, de cuidados impróprios, existem alguns insetos que devoram as fibras indiscriminadamente.

As traças se alimentam de fibras animais (Ajay Tallam, http://www.flickr.com/people/90417577@N00/)

Tipos de traças que comem roupas

As traças, propriamente ditas, não se alimentam das roupas. A traça fêmea voa por aí e encontra um local adequado para botar seus ovos. Quando esses eclodem, as larvas (ou as lagartas) que devoram os trajes. Existem apenas dois tipos de larvas de traça que têm a habilidade de digerir as fibras de que as roupas são feitas.

Loading...

Tipos de traças

A Tineola bisselliella é a traça mais reconhecida por destruir roupas. Essas possuem, geralmente, de 2,5 a 5 cm de largura e têm uma cor marrom clara. Diferente da maioria desses insetos, a Tineola bisselliella não gosta da luz e, com frequência se esconderá em armários, até que uma pilha de roupas esteja danificada. A larva é fácil de identificar, já que é brilhante e branca, com uma cabeça escura. Já a traça-da-lã (Tinea pellionella) se parece com a citada anteriormente. É mais escura e, normalmente, possui pontos em suas asas. Isso é relativo, mas esse tipo de traça não gosta da luz e raramente é vista, a não ser que seja incomodada. As larvas são difíceis de identificar. Quando essa criatura é perturbada, ela se enrola, misturando-se ao tecido que se fixou.

As traças comem peças de algodão?

Geralmente, a maioria das larvas se alimentam apenas das fibras de origem animal, como a lã, seda, cashmere, angorá e similares. O algodão é uma fibra vegetal, estando segura da invasão desses insetos. As larvas da traça-da-lã, às vezes, utilizará as fibras do algodão para construírem seu casulo, quando nada mais estiver disponível. Ambos tipos de traça se alimentarão das fibras do algodão, se essas estiverem misturadas com fibras animais.

Insetos que comem algodão

Besouros do tapete, da família Dermestidae, são responsáveis pela maioria dos estragos feitos às peças de algodão e sintéticas. A larva dessas criaturas possui um apetite voraz e subsistirá de qualquer coisa disponível, até mesmo de fiapos. Elas podem sobreviver por semanas sem qualquer fonte de alimentação, sendo extremamente persistentes, a não ser que você utilize meios químicos para eliminá-las.

Livrando-se dos besouros do tapete

Quaisquer itens que foram infestados por esses besouros devem ser descartados ou destruídos. Se isso não for possível, congele-os por 48 horas ou exponha-os a temperaturas acima de 48 ºC durante quatro ou mais horas. Limpe sua residência completamente, incluindo todas as superfícies fibrosas e não fibrosas. Se tiver um animal de estimação, preste uma atenção especial às áreas onde o pelo se acumula.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...