Como transplantar uma roseira
David De Lossy/Photodisc/Getty Images
Embora a maioria das pessoas não goste de transplantar arbustos de rosas que cresceram corretamente, às vezes isso é necessário. Talvez você esteja mudando de residência e não queira deixar o arbusto para trás ou algumas alterações no paisagismo afetam a maneira como o arbusto cresce. Qualquer que seja o motivo, transplantar plantas pode ser um procedimento eficaz quando é feito corretamente. Tudo o que precisa é ter algum conhecimento, uma preparação de antecedência e tempo para fazer um transplante correto.
Step 1
Prepare a área onde o arbusto de rosa será transplantado. Areje adequadamente o solo e faça uma cova suficientemente grande para a planta, mas que não tenha mais do que 5 cm de largura e uma profundidade maior que sua bola de raízes.
Step 2
Misture terra de envasamento com terra natural extraída da área onde o arbusto será transplantado. Acrescente adubo para rosas e fertilizante, se desejar.
Step 3
Irrigue a área antes de fazer o transplante.
Step 4
Deixe espaço na área circundante para que o arbusto possa se desenvolver. Não o transplante muito próximo de outro arbusto ou planta. As rosas crescem rapidamente e requerem muito espaço.
Step 5
Transplante antes do arbusto ficar firmemente estabelecido e enraizado no solo. Como regra, o transplante de todas as plantas é mais eficaz quando elas ainda são novas.
Step 6
Transfira a planta no final do inverno ou começo da primavera enquanto ela ainda estiver no período de dormência. Transplantar o arbusto durante o pico de sua estação de crescimento não será eficaz. Espere entre oito e doze meses para que a planta floresça.
Step 7
Pode o arbusto de rosa antes de transplantá-lo. Espere algumas semanas entre a poda e o transplante, se possível. Além disso, garanta que o desbaste seja feito antes do inverno, pois uma estação com condições atmosféricas adversas poderá danificar o arbusto. Aparar a roseira entre 20 e 30 cm manterá o arbusto bem equilibrado.
Step 8
Cave a maior quantidade de terra possível ao redor do arbusto a ser transplantado. Isso manterá o sistema radicular protegido e evitará um choque maior para a planta.
Step 9
Mantenha o sistema radicular umedecido. Cubra as raízes com um pano umedecido, mas não as aperte muito.
Step 10
Transplante o arbusto tão rápido quanto possível para garantir a saúde da planta. Se ele não puder ser transplantado imediatamente, armazene-o em um lugar fresco e úmido até que possa transplantá-lo.
Dica
- Irrigue o solo diariamente até a planta enraizar na nova área.
Advertência
- Nunca transplante uma roseira se estiver no período de florescimento. Espere até a floração terminar.
Sobre o Autor
A business and education specialist for 30 years, Chantel Alise also owned a management and marketing training company. She has written newsletters and training manuals as well as business articles for Enid News and Eagle's Business Journal. She is principle writer for Beauty Biz. Alsie attended Thomas Nelson Community College (Virginia) and Phillips University (Oklahoma).
Créditos Fotográficos
David De Lossy/Photodisc/Getty Images