Como fazer um bonsai crescer mais rápido

••• Bonzai Tree image by TekinT from Fotolia.com

Ter plantas em casa, como um bonsai, pode ser não só um passatempo barato, como também produtivo e gratificante. Plantas de casa geralmente não requerem muitos cuidados e podem melhorar o ambiente da casa. No entanto, se você está pensando em acelerar o crescimento do seu bonsai, existem algumas precauções e medidas a serem tomadas, visando a maior taxa de crescimento possível.

Passo 1

Coloque o bonsai em uma área que receba luz solar por pelo menos quatro horas por dia. Especialistas do site bonsaigardener.org estimam que um bonsai cresce mais rápido e de forma mais saudável quando é mantido a uma temperatura maior que 15 °C durante o dia.

Passo 2

Regue o bonsai todo os dias até que a terra fique úmida. Ele cresce mais rápido quando o solo é mantido úmido durante todo o tempo.

Passo 3

Adube a planta a cada três semanas durante seu crescimento, que ocorre no começo da primavera e vai até o final do outono. Siga as instruções do produto em relação à diluição; certifique-se de diluir o fertilizante corretamente de acordo com o tamanho do vaso ou você pode queimar as raízes devido ao excesso do produto.

Passo 4

Replante o bonsai a cada dois anos durante a primavera, antes que o período de crescimento comece novamente. Use o mesmo tipo de terra e de vaso que usava antes para que a planta sinta-se em casa. Durante o replantio, corte pelo menos um terço da ponta das raízes e certifique-se de que elas não sejam esmagadas no vaso e que estejam saudáveis para absorver nutrientes. Dependendo do tamanho das raízes, você pode precisar cortá-las um pouco mais para que caibam no vaso.

Passo 5

Observe seu bonsai todas as vezes que for regá-lo e procure sinais de infestação de pragas. Como a planta precisa ser regada constantemente, insetos são facilmente atraídos. Trate qualquer sinal de infestação com uma dose pequena de pesticida.

Mais recentes

×