Como transplantar uma videira

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
Transplantar videiras é um trabalho delicado que pode ser difícil para as plantas. O processo deve ser abordado com cuidado e paciência para obtenção dos melhores resultados.
Preparação das videiras
Step 1
Prepare as suas videiras para o transplante no início do período de dormência. Elas devem ser podadas drasticamente após a liberação da seiva, antes de o inverno começar.
Step 2
Decida onde as videiras serão transplantadas. Elas precisam de bastante iluminação direta para crescer e acrescentarão beleza e sombra ao local.
Step 3
Cave buracos para as raízes das videiras transplantadas. As videiras costumam ter sistemas radiculares que se estendem por mais de 2 m. Uma redução drástica da raiz fará a planta entrar em choque. Cave buracos profundos e longos o suficiente para acomodar no mínimo cerca de 1 m da bola maciça de raiz.
Step 4
Monte uma treliça inorgânica firmemente no chão, a uma distância média aproximada de 2 m de qualquer estrutura de madeira. Isto proporcionará uma circulação melhor e um crescimento saudável para as videiras, além de proteger a madeira contra umidade e apodrecimento.
Step 5
Misture o estimulador de raiz com água, segundo as instruções contidas na embalagem, e reserve.
Transplantando as videiras
Step 1

Photos.com/Photos.com/Getty Images
Use uma pá para remover uma videira do solo, pegando o máximo de raiz possível. Aja rapidamente e transplante uma videira de cada vez. Quanto menos tempo a videira permanecer fora do solo, melhores serão as chances de que sobreviva e volte a produzir uvas.
Step 2
Coloque a videira no buraco recém-cavado. As raízes devem ser desemaranhadas e espalhadas, tomando cuidado para não esmagá-las nem dobrá-las.
Step 3
Cubra as raízes da videira com terra. A terra deve ser firmemente compactada, mas sem apertar demais. Garanta que as raízes possam respirar. Regue a videira transplantada com a mistura de estimulador de raiz. Passe então a outra videira e repita o processo.
Referências
Dica
- O período ideal para transplantar suas videiras é perto do final da fase de dormência, no começo da primavera.
- Substitua as barras de aço ou tubos de PVC por treliças inorgânicas, se desejar projetar uma treliça personalizada.
Advertência
- As videiras geralmente entram em choque ao serem transplantadas e raramente produzem uvas por um período subsequente de dois anos. Os profissionais recomendam arrancar imediatamente qualquer fruto que apareça, para dar tempo suficiente para as raízes se estabelecerem.
Sobre o Autor
Based in Arlington, Texas, Michelle Diane has been writing business articles for six years. Her work has appeared in newspapers nationwide and on diverse digital outlets including Bounty, Breathe Again Magazine and LexisNexis. She is a University of Texas graduate and a presidential member of the National Society of Leadership.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images