Tratamento com ervas para blastocistose

Image by Flickr.com, courtesy of Thomas Kriese
Parasitas intestinais e bactérias são um fato da vida, quer nós gostemos de pensar sobre isso ou não. O "blastocystis hominis" é um parasita particularmente resistente, que pode ser adquirido por falta de higiene ou água contaminada. As pessoas podem ter este organismo sem apresentar qualquer sintoma. Quando o sistema está comprometido com a doença ou se ocorrer um desequilíbrio no trato intestinal, o parasita pode causar diarreia, coceira anal, gases e perda de peso.
Opções médicas
Durante muitos anos, o B. hominis foi considerado como uma espécie de levedura, em vez de parasita, e foi tratado como tal. Os remédios não funcionaram. Os tratamentos atuais incluem antibióticos e sulfas, mas estes, em grande parte, não funcionam também. Este parasita não pode ser tratado apenas com medicação.
Resistente ao tratamento
O parasita se adaptou para sobreviver muito bem no trato intestinal, apesar de qualquer coisa que pensemos em ingerir, como ervas fortes e medicamentos. O blastócito tem uma parede celular muito grossa e se alimenta de bactérias e leveduras intestinais, além de partículas de alimentos não digeridos. Seu principal objetivo parece ser a sobrevivência a qualquer custo, por isso se adaptou e se tornou resistente. Este parasita aparece em amostras de fezes, mesmo após o tratamento, e pode voltar mais forte do que antes se o tratamento também enfraquecer o paciente.
Deixando o seu sistema mais forte
Uma das melhores coisas que você pode fazer para se livrar dos sintomas causados por este parasita é fortalecer o seu aparelho digestivo. Comece uma dieta livre de açúcar refinado e farinha, com bastante proteína de boa qualidade e abundância de legumes frescos. Ele é geralmente encontrado em conjunto com a levedura Cândida Albicans, da qual se alimenta. Ao reduzir a ingestão de carboidratos, você mata a levedura de fome, eliminando assim uma boa parte do abastecimento alimentar do parasita. Isso ajuda a melhorar a sua absorção de nutrientes e digestão, além de melhorar os sintomas. Quando começar esta dieta, você deve usar um programa de limpeza do intestino também. As ervas e fibras destas limpezas ajudarão a eliminar os depósitos de leveduras que alimentam-nos, bem como purgá-lo de muitos dos próprios parasitas. Limpezas intestinais também tonificam o trato digestivo, ajudando a evitar os sintomas.
Rotação de ervas
Muitas ervas são úteis para matar o parasita. Ele muitas vezes é resistente até mesmo a estas, e pode se adaptar se você usar o mesmo remédio por muito tempo. Usar uma rotação de ervas (quatro ou cinco dias por erva) pode lhe dar uma vantagem para que você possa, pelo menos, aliviar-se dos problemas digestivos que o parasita causa. Algumas ervas a tomar incluem nogueira preta (300 miligramas), losna (500 miligramas), cravo (300 miligramas), óleo de orégano (5 gotas) e de genciana (100 miligramas). Comece com uma erva, tome duas ou três vezes por dia durante quatro ou cinco dias. Em seguida, comece a tomar a próxima erva da mesma forma, e assim por diante. Certifique-se de tomar um suplemento multivitamínico e mineral, incluindo extra de vitamina C, A e zinco para o bem-estar geral.
Longa batalha
Muitas pessoas, depois de enfrentar o parasita por meses ou anos, ao fazer exames, descobrem que ele ainda está lá. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano, este parasita é resistente a medicamentos e outros tratamentos, e nunca pode ser totalmente eliminado. Você pode, entretanto, se livrar dos sintomas, seguindo os conselhos acima. Periodicamente, limpe seu intestino, evite alimentos açucarados e altamente processados e comece a usar a rotação de ervas sempre que você sentir o retorno dos sintomas.
Referências
Sobre o Autor
Theresa L Johnston is a Southern writer with expertise in alternative medicine, gardening and behavioral and women's health issues. She has been published at http://www.ehow.com, in "The Mostly ARTzine," and has edited several newsletters. She has written procedures manuals, call scripts, and youth group curriculum for her various employers over the last 10 years.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Thomas Kriese