Como saber se seu cachorro comeu fertilizantes
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Os fertilizantes estão entre os principais venenos ingeridos por cães, já que muitas vezes contêm farinha de osso, o que os torna um lanche atraente para os cães e filhotes. Embora os ingredientes de fertilizantes, como o nitrogênio, o fósforo e o potássio, não sejam venenosos para os filhotes, geralmente tais alimentos vegetais contêm fungicidas, que são tóxicos para os animais de estimação. Muitas vezes os cães recuperam-se da ingestão de fertilizantes por conta própria, embora fluidos sejam necessários para evitar a desidratação. A medicação é muitas vezes necessária para limpar seus estômagos também. Os filhotes pequenos e em crescimento podem estar em maior risco de envenenamento de fertilizantes do que os cães adultos.
Step 1
Observe o seu cachorro em busca de sinais de problemas gastrointestinais, incluindo vômitos e diarreia. Os cães que ingerem fertilizantes ou outras toxinas também tender a salivar excessivamente imediatamente após consumi-los. Se o cachorro ingeriu um pedaço sólido de fertilizante, ele está em risco de obstrução intestinal, cujos sintomas incluem vômitos, secreções gástricas ricas em ácido clorídrico, lentidão e desidratação. A perda de peso também é um sintoma de obstrução intestinal prolongada.
Step 2
Procure por outros sintomas da ingestão de fertilizantes, tais como a perda de apetite ou dor de estômago no animal.
Step 3
Preste atenção em sintomas de refluxos, obstruções intestinais e perda de apetite ao longo dos próximos dias. Se os sintomas persistirem, poderá ter certeza de que o cachorro ingeriu fertilizante.
Step 4
Mantenha o cachorro bem hidratado enquanto ele estiver se recuperando da ingestão de fertilizantes. A medicação ou administração de fluidos de forma intravenosa pode ser necessária, por isso chame o seu veterinário para determinar o melhor curso de ação. Como o fertilizante pode causar obstrução intestinal, mantenha o nível de atividade do seu cachorro a um mínimo durante a recuperação e lhe dê alimentos leves durante um ou dois dias, além de mantê-lo adequadamente hidratado. Não alimente o filhote por via oral enquanto ele ainda estiver vomitando, já que isso indica a presença da obstrução no sistema do animal. Retorne para a alimentação normal gradualmente para evitar mais complicações.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Dica
- Mantenha o filhote em uma área onde não possa manchar carpetes ou móveis ao ficar doente.
- Todos os fertilizantes devem estar fora do alcance de animais de estimação, bem como de crianças. Os cães que comem corpos estranhos são mais propensos a repetirem tais ações. Mantenha os itens em uma prateleira alta em sua garagem ou porão para que seu filhote não possa alcançá-los.
Sobre o Autor
Kent Page McGroarty has worked as a writer since 2006, contributing numerous articles to various websites. She is a frequent contributor to the health and fitness sections of the online magazine EDGE Publications and holds a Bachelor of Arts in English from Saint Joseph's University.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images