×
Loading ...

Tratamento de hematoma no fígado

Um hematoma no fígado pode ser causado por lesão hepática, que os adultos recebem, tipicamente, como resultado de acidentes automobilísticos, e as crianças, devido ao fato de sua caixa torácica ainda ser muito flexível, permitindo um maior impacto ao fígado.

Lesões hepáticas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Identificação

Geralmente, os hematomas são um resultado de trauma no fígado, que podem ocorrer quando o sangue se acumula fora dos vasos sanguíneos.

Loading...

Causas

O fígado é o órgão mais provável a ser lesado por trauma penetrante. Este tipo de trauma pode incluir facas, balas e estilhaços, e a lesão de penetração pode causar o hematoma.

Sintomas

Os sintomas podem incluir sensibilidade abdominal, sinais de perda de sangue, náuseas, vômitos e elevação das enzimas hepáticas.

Diagnóstico

Um médico pode fazer o diagnóstico do hematoma hepático por exame físico e por meio de testes, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Plantonistas de pronto socorro (ou UPA - Unidade de Pronto Atendimento), muitas vezes, utilizam técnicas de ultrassom para fazer o diagnóstico.

Tratamento

Geralmente, os médicos têm uma abordagem mais conservadora possível, no tratamento de pacientes com hematoma no fígado. De acordo com a AAST - The American Association for the Surgery of Trauma (Associação Americana para a Cirurgia do Trauma), aproximadamente 80% dos adultos com hematomas no fígado e 97% das crianças são tratados pelo monitoramento dos sinais de lesão e só há interversão cirúrgica quando é realmente necessário. Estudos têm mostrado que, cerca de 86% das lesões hepáticas pararam de sangrar no momento em que cirurgia é realizada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...