Como tratar um corte na almofada da pata de um cão?
Tara Novak/Demand Media
Os cachorros usam diariamente a almofada de suas patas. Qualquer lesão nesta área pode afetar seriamente a saúde do cão.
Importância
Tara Novak/Demand Media
As patas dos cachorros são duras e resistentes, porém são diariamente afetadas pelo ambiente. Lesões na almofada da pata do cachorro podem causar problemas na locomoção do animal.
Tipos
Tara Novak/Demand Media
Lesões na almofada das patas são causadas por superfícies muito quentes ou geladas, objetos afiados ou abrasivos e por materiais corrosivos encontrados no chão.
Identificação
Tara Novak/Demand Media
Lesões na pata geralmente fazem com que o cachorro manque ou não use a pata machucada. Um cão que lambe ou morde a almofada da pata com frequência talvez esteja com algum ferimento ou irritação. Olhe com atenção para a superfície da pata e gentilmente abra os dedos para ver se há alguma lesão na beira das almofadas.
Prevenção/solução
Tara Novak/Demand Media
Para tratar um cachorro com a almofada da pata machucada, gentilmente apare o excesso de pelo da área. Mergulhe a pata em água morna, deixe de molho e então procure por cortes, perfurações ou abrasões. Remova vidro, pedras ou objetos pontiagudos. Pressione a pata com uma gaze limpa para estancar sangramentos menores. Caso necessário, aplique uma pomada antibiótica. Procure por atendimento veterinário imediato se houver grandes sangramentos, cortes profundos, pele lacerada ou se houver algum objeto que você não consiga remover. Coloque um saco com gelo em caso de queimaduras e água fresca — não quente — em caso da almofada estiver quase congelada. Químicos, como sal de estrada, devem ser completamente lavados com água limpa.
Aviso
Tara Novak/Demand Media
As almofadas dos cachorros são resistentes, porém lesões nesta área são mais difíceis de curar. Em caso de lesões severas, siga as instruções de um veterinário para limpar, vestir e restringir os movimentos do seu cachorro até que a almofada da pata se cure por completo.
Referências
Créditos Fotográficos
Tara Novak/Demand Media