Como tratar um dedo infectado por herpes

O panarício herpético é uma infecção causada pelo vírus do herpes simples (HSV) que afeta as mãos; ele pode ser causado pelo HSV-1, o vírus das aftas, ou pelo HSV-2, o vírus do herpes genital. O site americano Medline Plus informa que a afecção afeta com mais frequência os profissionais de saúde e crianças, embora qualquer um possa se infectar. O tratamento adequado da condição requer uma visita ao médico para obter o diagnóstico, seguido da administração das medicações prescritas.

Tratando o panarício herpético

Passo 1

Visite seu médico caso suspeite que o seu dedo está infectado por herpes. Segundo o U.S. Army Center for Heal Promotion and Preventive Medicine (USACHPPM), os sintomas incluem sensação de queimação ou formigamento nos dedos ou no polegar, seguidos por erupção cutânea vermelha e bolhas que eventualmente se rompem e formam crostas, com dor local e, com menos frequência, febre, edema de linfonodos e mal-estar. Seu médico pode confirmar seu diagnóstico obtendo uma amostra de uma ferida ativa ou por exames de sangue.

Passo 2

Aplique uma medicação tópica, se for prescrita por seu médico para tratamento do primeiro surto de panarício herpético. Segundo o Manual Merck, este tratamento pode abreviar o curso do surto primário no dedo infectado por herpes.

Passo 3

Tome as medicações antivirais orais prescritas pelo seu médico no início de futuros surtos. A vantagem dessa visita para a afecção é que as medicações prescritas podem estar à mão para tratar sintomas futuros. Assim como em outras afecções herpéticas, iniciar os tratamentos antivirais logo após o desenvolvimento dos sintomas é a chave para limitar a extensão e a gravidade de um surto.

Passo 4

Tome analgésicos de venda livre para tratar a dor associada ao panarício herpético. O USACHPPM recomenda a consulta a um médico antes de iniciar a medicações para controle da dor de um dedo infectado por herpes.

Mais recentes

×