Como tratar uma galinha com dificuldades para botar

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Galinhas que estejam com dificuldades para botar demonstram sua aflição ao ficarem barulhentas e ansiosas conforme tentam botar um ovo por horas. Mais tarde, uma galinha aflita pode ficar letárgica e parar de comer. Você pode fazer alguns tratamentos por conta própria. Porém, uma vez que este pode ser um sintoma de uma condição subjacente mais séria, e que tratamentos caseiros simples podem não permitir que sua galinha bote o ovo, é importante entrar em contato com um veterinário o mais rápido possível.

Instruções

Passo 1

Pegue a galinha e toque em volta do abdome dela para identificar o ovo bloqueado e confirmar que ela está prestes a botar. Você talvez possa ver a ponta do ovo.

Passo 2

Mantenha a galinha aflita aquecida, levando-a para dentro se necessário.

Passo 3

Coloque eletrólitos e cálcio num prato com água.

Passo 4

Dê um banho morno na galinha, molhando a parte inferior do corpo, se ela for acostumada com manuseios humanos. Massagear gentilmente essa área também pode ajudar o ovo a sair.

Passo 5

Use quantidades generosas de lubrificante pessoal em volta da cloaca da galinha (câmara comum onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário e os canais genitais em aves), até sentir em volta do ovo bloqueado. Tome cuidado para não quebrá-lo. A lubrificação facilita a passagem do ovo.

Passo 6

Marque uma consulta com um veterinário que tenha experiência com aves doméstica. Ele pode ajudar a galinha a expelir o ovo com um enema ou, numa emergência, drenar a maior parte do ovo com uma seringa. Ele também vai verificar por quaisquer problems subjacentes.

Mais recentes

×