Como retirar as vísceras de uma galinha

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Se você cria galinhas, limpá-las antes de cozinhar é um passo necessário e confuso. Para isso, é preciso cortá-las e retirar suas vísceras. Antes disso, a cabeça e os pés da galinha morta devem ser removidos, além de ser feita a remoção das penas. Depois deste passo, as vísceras podem ser retiradas.

Passo 1

Use a faca para cortar uma pequena abertura na parte posterior do frango. Com a ave posicionada com as costas viradas para baixo, aperte a pele logo acima da cloaca com uma mão e segure a faca em um ângulo acentuado com a outra.

Passo 2

Faça um pequeno corte através da pele com a faca. Não corte profundamente, pois pode perfurar o intestino. Corte pele e a gordura cuidadosamente; se algum líquido sair nesse momento, descarte a ave.

Passo 3

Use seus dedos para fazer uma abertura ampla, rasgando a pele. Tenha cuidado para não perfurar qualquer um dos órgãos.

Passo 4

Pare de alargar a abertura quando ela for grande o suficiente para caber sua mão dentro. Nessa fase, as fezes poderão sair da ave. Isso é normal, mas nem sempre acontece. Caso ocorra, lave-as com água, garantindo que não sobre resquícios na cavidade interna da galinha. Além disso, lave qualquer superfície contaminada com as fezes usando uma mistura de água e alvejante.

Passo 5

Coloque a mão no interior da galinha e solte todas as entranhas, de ambos os lados e acima. Além disso, raspe os pulmões, já que a caixa torácica permanecerá. Depois, puxe as vísceras para fora.

Passo 6

Tome cuidado para não apertar qualquer uma das vísceras forte o suficiente para rompê-las. Se a vesícula biliar romper, por exemplo, o conteúdo contaminará todo o frango. O trabalho estará finalizado quando a cavidade estiver vazia. Lave a galinha quando terminar e descarte todos os órgãos.

Mais recentes

×