Como tratar gengivas feridas pelo uso do fio dental

••• Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

O uso do fio dental é uma parte importante da higiene dental adequada. Ocasionalmente, uma ferida ao delicado tecido gengival pode ocorrer devido ao excesso de força ao passar o fio dental ou às técnicas inadequadas. Os sinais e sintomas dessa ferida são sangramento, dor e sensibilidade. Os cuidados com gengivas feridas são muito importantes, pois as regiões escuras e úmidas da boca são um terreno fértil para o crescimento de bactérias, podendo resultar em complicações futuras ao processo de cura.

Passo 1

Aplique pressão na área ferida usando uma gaze esterilizada ou bola de algodão. Force com firmeza até o sangramento parar. As feridas nos lábios e gengivas podem causar um sangramento abundante devido à natureza vascular da boca.

Passo 2

Enxágue a boca com uma solução salina esterilizada. Uma das complicações mais comuns das feridas gengivais é uma infecção secundária causada por bactérias e alimentos presos. Enxaguar frequentemente com uma solução salina eliminará as bactérias e os alimentos de dobras delicadas da gengiva.

Passo 3

Evite passar o fio dental na área por três a cinco dias enquanto a gengiva está curando. Continue realizando outras rotinas de higiene bucal durante o processo de cura.

Passo 4

Examine a área frequentemente, procurando por sinais de infecção, incluindo vermelhidão, inchaço ou secreção.

Passo 5

Entre em contato com seu dentista se você notar algum sinal de infecção ou sentir como se a região ferida não estivesse curando adequadamente.

Mais recentes

×